Quais são as faculdades que entraram no ranking de melhores do Brasil pela 1ª vez

Cinco federais, uma estadual e seis privadas estrearam no índice do INEP

Foto: Wikki Commons

O que aconteceu?

Segundo ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 12 instituições alcançaram pela 1ª vez a nota máxima no índice geral de cursos avaliados. Saiba a seguir quais são elas!

Foto: Reprodução/Getty Images

Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (SP)

A instituição diz ter um corpo docente de doutores e autores de obras que são referências para o desenvolvimento dos estudos do Direito na atualidade.

Foto: Divulgação

Fundação Pedro Leopoldo (MG)

A instituição se denomina como centro de excelência e capacitação, com corpo docente formado por professores, doutores e mestres, todos com sólida experiência de mercado.

Foto: Divulgação

Faculdade Cesgranrio (RJ)

A instituição exalta seu processo de formação capaz de, segundo diz, gerar pessoas e profissionais mais capacitados para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Foto: Divulgação

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

A instituição pública destaca a contribuição com o desenvolvimento humano, científico e tecnológico, além da justiça, a democracia e a responsabilidade social.

Foto: Divulgação

PUC Rio de Janeiro

Uma das mais tradicionais entre as particulares, a faculdade se diz orientada pelos princípios de excelência, internacionalização do saber e compromisso socioambiental.

Foto: Divulgação

PUC de São Paulo

Autoproclamada “uma das mais respeitadas”, em seu site oficial, a instituição destaca a formação superior qualificada para a atuação no mercado de trabalho atual.

Foto: Divulgação

PUC do Rio Grande do Sul

A instituição se classifica como a melhor faculdade privada do Sul do País, uma das melhores do mundo e destaque nos cursos de Filosofia, Medicina e Tecnologia.

Foto: Divulgação

Universidade Federal de Santa Maria (RS)

Fundada em 1960, a universidade foi federalizada em 1965 e até hoje, segundo o site da instituição, é considerada referência em saúde para a região central do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação

Universidade Federal do Ceará (CE)

A instituição foi aberta há 65 anos, e desde então forma centenas alunos todos os semestres. Em sua página oficial, diz que é "comprometida em servir à região do Ceará".

Foto: Divulgação

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN)

A universidade federal se diz comprometida em produzir e difundir o conhecimento científico, para assim promover o desenvolvimento econômico e social.

Foto: Divulgação

Universidade Federal de Pernambuco (PE)

Uma das mais tradicionais do País, a instituição federal destaca os princípios éticos, socioambientais e culturais na formação de seus alunos.

Foto: Divulgação

Universidade Federal da Bahia (BA)

A primeira universidade do Brasil, a UFBA foi fundada em 1808 por Dom João VI, logo após a Família Real chegar de Portugal em Salvador. A instituição oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão aos alunos.

Foto: Divulgação

Critérios de avaliação

O índice é baseado na nota atribuída a cada curso de pós-graduação, à média de cada curso e ao percentual de professores com mestrado e doutorado, entre outros fatores.

Foto: Reprodução/Getty Images

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Wikki Commons