Os verdadeiros pontos extremos do Brasil

Foto: reprodução brainly.com.br

Já ouviu a expressão "Do Oiapoque ao Chuí"? Ela designava pontos extremos do Brasil. Mas estava errada. Embora fique perto do extremo norte do Brasil, o Cabo Orange, no rio Oiapoque (Amapá), fica 84,5 km ao sul do verdadeiro ponto extremo: Monte Caburaí (Roraima).

Foto: reprodução brainly.com.br

O Brasil tem dimensões continentais. São mais de 8,5 milhões de km²: uma área maior do que todos os outros países da América do Sul, juntos.

Foto: REPRODUÇÃO INFOESCOLA.COM

Do extremo norte ao extremo sul, o Brasil tem 4.394 km de distância. Já do extremo leste ao extremo oeste, são 4.319 km. Veja nesta galeria onde ficam os extremos de nosso país.

Foto: reprodução chicoeliton.blogspot.com

Monte Caburaí: É o ponto mais ao norte do Brasil.

Foto: Divulgação Governo Federal

Fica no município de Uiramutã, na Serra do Caburaí, no estado de Roraima, e faz fronteira com a Guiana. O monte tem mais 1.456m de altitude.

Foto: reprodução brasil-turismo.com/roraima

O município de Uiramutã abriga grandes reservas indígenas e um parque nacional

Foto: Marco Farouk Basir wikimedia commons

Ele tem um marco da fronteira tríplice de Brasil-Guiana-Venezuela. Tem cerca de 10 mil habitantes e fica a 279km da capital Boa Vista.

Foto: Yosemite wikimedia commons

Arroio Chuí: É o ponto mais ao sul do Brasil.

Foto: FrancoBras wikimedia commons

É um curso de água que nasce num pequeno pântano no município de Santa Vitória do Palmar (Rio Grande do Sul) e corta a cidade de Chuí.

Foto: FrancoBras wikimedia commons

Depois vira a leste, para desaguar no Oceano Atlântico, junto à Praia da Barra do Chuí. O ponto exato do extremo leste fica numa curva do arroio, a 2,7 km da foz.

Foto: FrancoBras wikimedia commons

O município de Chuí (RS) é a cidade mais meridional do Brasil. Fica na fronteira com o Uruguai. Tem 6.500 habitantes. Muitos são uruguaios e árabes palestinos que imigraram (em geral, comerciantes). Fica a 525km da capital Porto Alegre.

Foto: Dantadd wikimedia commons

Ponta do Seixas: É o ponto mais a leste do Brasil.

Foto: Helen Campos wikimedia commons

Localizada na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Fica a 14 km do centro da cidade e 3 km ao sul do bairro mais a leste da cidade, o Cabo Branco. O nome Seixas se origina de uma família de fazendeiros do século XVII.

Foto: Andrevruas wikimedia commons

A Ponta do Seixas também é o ponto mais a leste do continente americano, já que o Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico. Ao lado da ponta do Seixas, sobre uma falésia constantemente erodida pelas ondas, fica o farol do Cabo Branco.

Foto: Mattheus Jampa da Silva wikimedia commons

Serra do Divisor: É o ponto mais a oeste do Brasil.

Foto: divulgação tripadvisor

Também chamado de Serra da Contamana (nome peruano). É uma cordilheira rochosa no Acre. Faz divisa com a região de Ucayali, no Peru. O ponto mais a oeste fica na nascente do rio Moa, que corta a região.

Foto: A209 wikimedia commons

No local fica o Parque Nacional da Serra do Divisor, unidade de conservação que se espalha pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. O ponto mais elevado da cordilheira tem 609m de altitude.

Foto: Divulgação tripadvisor

São estes os extremos do nosso país: Norte, Sul, Leste e Oeste. Belos lugares com características próprias e muita natureza.

Foto: Montagem Flipar

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: reprodução brainly.com.br