20 de abril: O nascimento de um monstro

Foto: domínio público

20 de abril de 1889 marcou o nascimento de um ser que se tornaria um dos piores da Humanidade. Quem via o bebê Adolf Hitler (foto), na cidade de Braunau am Inn, na Áustria (então parte do Império Austro-Húngaro), não poderia imaginar o monstro que ele viria a representar para a história mundial.

Foto: domínio público

O político foi o Führer (Chefe) da Alemanha Nazista entre 2/8/1934 e 30/4/1945, pregando a superioridade racial alemã e causando a morte de cerca de 8 milhões de pessoas em campos de concentração, numa sequência de torturas e assassinatos sistemáticos que ficaram conhecidos como o Holocausto. Matou-se após sua derrota, aos 56 anos de idade.

Foto: Bundesarchiv, Bild wikimedia commons

Em seu período de atrocidades, Hitler também teve parceiros sanguinários. O dia 25/10/1936, por sinal, marcou o começo de uma aliança de dois dos maiores monstros que já existiram na história da humanidade: Hitler e Benito Mussolini.

Foto: fotógrafo desconhecido -Dominio Publico

Ao longo dos milênios, o mundo já teve muitas figuras cruéis, brutais, responsáveis por mortes, torturas, doenças, miséria e sofrimento. Veja, além de Adolfo Hitler, uma lista de homens que deixaram uma marca de perversidade na história.

Foto: publicdomainpictures pixabay

Benito Mussolini (1883-1945) - Primeiro-Ministro da Itália entre 1922 e 1943, foi o principal aliado de Hitler na II Guerra Mundial. Líder do Fascismo, ordenou planos de extermínio em massa e chefiou uma polícia secreta assassina.

Foto: Bundesarchiv commons wikimedia

Muammar Al-Gadafi (1942-2011)- O ditador da Líbia foi morto no último reduto dos seus partidários na Líbia em 20/10/2011. Chefe do governo do país a partir de 1969, aproveitou a gigantesca produção de petróleo para enriquecer. Censurava a imprensa, distribuía favores e cargos a parentes e mandava executar opositores.

Foto: Stevan Kragujević - wikimedia commons

Josef Stalin (1878-1953) - Ditador da União Soviética entre 1922 e 1953, foi responsável pela morte de cerca de 60 milhões de pessoas. Implantou campos de trabalho forçado para onde eram mandados opositores ou qualquer pessoa que se atrevesse a falar mal do governo.

Foto: Bundesarchiv Bild - Wikimedia Commons Arquivo Federal Alemão

Francisco Franco (1892-1975) - Ditador da Espanha a partir de 1939, chegou ao poder com uma guerra civil que matou mais de 700 mil pessoas. Alinhado ideologicamente a Hitler e Mussolini, impôs seu regime até morrer.

Foto: wikimedia commons autor desconhecido

Augusto Pinochet (1915-2006) - Assumiu a presidência do Chile com um golpe de estado, em 1973, e conduziu com mão de ferro a política do país, ordenando perseguições, torturas e assassinatos, e agravando a pobreza.

Foto: BCN - Biblioteca do Congresso Nacional Chileno

Mao Tsé-Tung (1893-1976) - Ditador comunista da China, mandou matar os críticos de seu governo e escravizou a população entre 1943 e 1976. A ONU estima que ele causou a morte de 45 milhões de pessoas - incluindo 700 mil que se suicidaram por causa do caos no país.

Foto: Dominio Publico

Idi Amin (1925-2003) - Deu um golpe de estado e declarou-se presidente vitalício de Uganda em 1971. Considerado um dos déspotas mais brutais da história. Promoveu a eliminação de grupos étnicos, líderes religiosos, advogados, jornalistas, qualquer pessoa que fizesse alguma crítica. Foi interpretado por Forest Whitaker no cinema.

Foto: Bernard Gotfryd - Domínio público commons wikimedia

Slobodan Milosevic (1941-2006) - Presidente da Sérvia de 1989 a 1997, foi acusado de genocídio, responsável pela eliminação de bósnios e muçulmanos da região do Kosovo; e promovendo quatro guerras nos anos 90, que deixaram 250 mil vítimas e 2 milhões de refugiados.

Foto: Reprodução youtube International Criminal Tribunal for the former Yugoslavia (ICTY)

Átila (morreu em 453) - O rei dos Hunos governou grande parte da Europa entre os anos 434 e 453. Rivais o chamavam de "Flagelo de Deus", tamanha a devastação e a mortandade que ele causava por onde passava.

Foto: A. Berger wikimedia cOmmons

Vlad Tepes (1431-1477) - Esse imperador da antiga Valáquia, na Romênia, empalava (atravessava com uma estaca) os seus inimigos. Foi tão cruel que inspirou o escritor Bram Stoker a criar Drácula. O castelo de Vlad, atualmente, é ponto turístico no país.

Foto: DOMÍNIO PÚBLICO

Calígula (12-41) - Caio Júlio César foi o terceiro imperador romano. Conhecido pelo sadismo e pela promiscuidade. Gostava de assistir a espancamentos, mutilações e torturas. Quando uma jovem se casava, ele tirava a virgindade dela diante do marido. Só parou as atrocidades quando foi morto por oficiais de sua guarda, numa conspiração.

Foto: Pixabay

Nero (37 a 68) - Foi o quinto imperador de Roma. Mandava torturar e matar por diversão ou por capricho. Assassinou a própria mãe e outras pessoas da família; e causou um incêndio que se tornou famoso e que durou 6 dias.

Foto: DOMÍNIO PÚBLICO

Gengis Khan (1162-1227) - Fundador do Império Mongol, unificou tribos nômades das estepes e eliminou 30% da população do planeta na época. Por causa do seu poderio, houve 60 milhões de mortes.

Foto: domínio público

Ivan IV - Primeiro czar russo, ganhou o cognome de Terrível (na época, a palavra "grozny", em russo, era algo que metia medo, inspirava submissão). Massacrou 3 mil habitantes de Novgorod, durante um de seus ataques de fúria. Matou o próprio filho. Manda matar a qualquer momento.

Foto: domínio público

Porfírio Díaz (1830-1915) - Militar e político, presidiu o México em três períodos. Como ditador, criou uma guarda violenta, ordenou a morte de opositores, estatizou propriedades privadas, causou fome e revolta no país.

Foto: Picryl Dominio Publico

Pol Pot (1925-1998) - Primeiro-Ministro do Camboja entre 1976 e 1979, um dos principais membros do movimento comunista Khmer Vermelho. Acusado de genocídio, responsável por 1,5 milhão de pessoas em campos de trabalho forçado, ficou famoso por colecionar crânios de vítimas.

Foto: Dominio Publico

Omar Al-Bashir - 78 anos - Presidente do Sudão entre 1989 e 2019. Assumiu o poder com um golpe militar. Estima-se que tenha causado a morte de 400 mil pessoas, ordenando execuções sumárias, além de limpeza étnica de não árabes em Darfur.

Foto: Gabinete de Imprensa e Informação Presidencial/Kremlin.ru

Than Shwe - 89 anos - Entre 1992 e 2011, foi ditador em Myanmar (antiga Birmânia), responsável por um dos regimes mais brutais da atualidade. Houve tráfico de pessoas, estupros coletivos, abuso de crianças, sequestros, trabalhos forçados.

Foto: GODL ÍNdia wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: domínio público