O que foi a Revolta da Chibata, movimento liderado por marinheiro que foi tema da Paraíso do Tuiuti
Escola de samba homenageou João Cândido
Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra
Virou enredo
Como já é tradição, os desfiles das escolas de samba costumam ser palco para críticas sociais e homenagens a personalidades relevantes. Este ano, a Paraíso do Tuiuti trouxe como tema "Glória ao Almirante Negro", em referência a João Cândido.
Foto: Antônio Vieira/Paraíso do Tuiuti
João Cândido
Personalidade histórica, João Cândido foi o marinheiro que liderou a Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, no Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução/Prefeitura de São João de Meriti
Punições da escravidão
Os relatos dão conta de que 2.379 marinheiros, em sua maioria negros, se revoltaram contra os oficiais brancos, que insistiam em castigá-los com chibatadas mesmo após o fim da escravidão.
Foto: Arte/Câmara dos Deputados
Relação com o século 21
Para representar João Cândido, a Paraíso do Tuiuti convidou o entregador Max Ângelo dos Santos, agredido por uma professora de vôlei em São Conrado, usando a coleira de um cachorro, na zona sul do Rio de Janeiro, no ano passado.
Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra
A revolta
A rebelião durou apenas cinco dias. Os marinheiros tomaram conta dos navios e os apontaram para a cidade do Rio, então capital do Brasil. Ao todo, 80 canhões ameaçavam destruir a cidade caso as reivindicações do grupo não fossem atendidas.
Foto: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Foto: Alexandre Brum/Especial para o Terra
Acompanhe o Terra!
O Terra produz conteúdos diariamente para te informar. Acesse o site e as nossas redes sociais.
Foto: Arte/Câmara dos Deputados