Menos da metade das creches e pré-escolas faz momentos de leitura, diz estudo

Foto: Klaus Vedfelt/GettyImages

Estudo

Uma pesquisa feita ao longo de seis meses, em quase 4 mil turmas de instituições públicas, de 12 cidades brasileiras, evidenciou dados preocupantes sobre as práticas de leitura - ou melhor, a falta delas - nas creches e pré-escolas.

Foto: archideaphoto/GettyImages

Mediação de leitura

A atividade de mediação de livros de histórias ocorreu em 45% das turmas de educação infantil pesquisadas. E em 5% destas, foram realizadas sem apoio de planejamento pedagógico, de acordo com o estudo “Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um Retrato pós-BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”.

Foto: Irfan Khan / GettyImages

"É importante ter uma leitura com intencionalidade pedagógica porque também é um outro jeito de você apresentar o livro, é um outro jeito de você contar quem são os autores, quem são os ilustradores, de onde vem aquela história e vai fazendo outras associações", defende Juliana Yade, coordenadora de educação infantil do Itaú Social.

Foto: Kobus Louw/GettyImages

Dever nas escolas e em casa

Para Juliana, não existe idade mínima para se estimular a leitura ou a contação de histórias. Ela pode acontecer desde o ventre da mãe. "Desde o marco zero é importante", afirma.

Foto: SDI Productions/GettyImages

Não é só ler

Tendo em vista as diferentes realidades brasileiras, Juliana Yade reforça que a contação de histórias, mesmo que sem a presença física de um livro, já é um grande estímulo para a criatividade e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Foto: Klaus Vedfelt/GettyImages

Dados

Ainda segundo o estudo, em 39% das turmas observadas não havia nenhuma prática de leitura e escrita oferecida. Nas turmas em que ocorreram, em 23% delas a leitura não foi pensada a partir das perspectiva do brincar, que também é importante no desenvolvimento nessa faixa etária.

Foto: Leren Lu/GettyImages

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Kobus Louw/GettyImages