Lanternas da Educação: quais são os estados com menos cursos de qualidade

Ranking atualizado foi elaborado pelo Inep

Foto: Divulgação

Entenda

O Conceito Preliminar de Curso, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia as melhores instituições de Ensino Superior e sua divisão por estado. Nesse critério, os cursos recebem notas de 1 a 5, que contribuem para a avaliação geral da instituição.

Foto: Divulgação

Amapá

O Amapá é o antepenúltimo colocado no ranking de avalições do Inep. Apenas 9,4% dos cursos de ensino superior são avaliados com os melhores índices do Inep. O destaque é para a Faculdade de Tecnologia do Amapá, a Meta, que alcançou conceito geral nota 4 no ranking.

Foto: Divulgação

Rondônia

Mais um estado do Norte na lanterna dos cursos bem avaliados. Rondônia ocupa a penúltima colocação, com apenas 19% das graduações bem avaliadas pelo Inep. A melhor avaliação é da Fundação Universidade Federal de Rondônia, com nota 4.

Foto: Divulgação

Acre

O pior resultado foi apresentado pelo Acre, onde menos de 10% dos cursos de ensino superior têm nota 4 ou 5 no Inep (9,7%). No Estado, a instituição mais bem avaliada é a Universidade Federal do Acre, com nota 4 no conceito geral.

Foto: Divulgação

E as melhores?

O Terra também destacou os Estados mais bem avaliados pelo ranking do CPC, do Inep. Nesse, o primeiro lugar é do Espírito Santo, com 48,5% dos cursos: 83 dos 171 cursos capixabas listados no levantamento têm as notas mais altas do CPC.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes sociais.

Foto: Dan Dimmock / Unsplash