'Filhos da guerra' e mais: 10 filmes que todo vestibulando deveria assistir

Obras podem ajudar em questões e em repertório para as provas de redação

Foto: Freepik

'Filhos da Guerra' (1991)

Aborda 2ª Guerra Mundial, totalitarismo e teses racistas do nazismo. Com a Polônia dividida entre URSS e Alemanha, um judeu foge para o lado soviético e é incorporado à Juventude Comunista. Após invasão alemã, ele é preso, mas, se passando por ariano, é adotado por um coronel e enviado a uma escola da Juventude Hitlerista.

Foto: Divulgação

'Tempos de viver' (1994)

Retrata os grandes e trágicos acontecimentos da China no século XX sob a ótica de uma família - desde a Guerra Civil Chinesa (nacionalistas versus comunistas), iniciada em 1927, passando pela invasão japonesa, a 2ª Guerra, a Revolução Chinesa de 1949, o Grande Salto para a Frente e terminando com a Revolução Cultural de 1966.

Foto: Divulgação

'Glória feita de sangue' (1957)

Os temas históricos são a 1ª Guerra Mundial e o impasse da guerra de trincheiras na frente ocidental. Traz denúncia contra a brutalidade dos alto-comandos militares, que sacrificavam milhares de vidas na frente ocidental, nem sempre na busca de objetivos militares plausíveis, mas na ânsia por uma sanguinolenta glória.

Foto: Divulgação

'Danton - O Processo da Revolução' (1982)

O filme retrata a Revolução Francesa e o Período do Grande Terror, em que, além dos milhares de representantes do Ancien Régime, os antigos aliados revolucionários passaram a ter sua cabeça cortada. A produção traz o embate de dois dos maiores deles: Danton e Robespierre.

Foto: Divulgação

'Uma história americana' (1990)

O tema histórico é as lutas pelos direitos civis nos EUA. O filme aborda o Boicote aos ônibus de Montgomery, ocorrido entre 1955 e 1956. Na produção, os acontecimentos se centram em duas famílias: uma branca de classe média alta e influente politicamente na cidade e outra negra cuja esposa trabalha de serviçal na casa da primeira família.

Foto: Divulgação

'Pixote, a lei do mais forte' (1980)

Filme denuncia as péssimas condições sanitárias, sociais e econômicas em que nasciam e se criavam parcela dos jovens brasileiros. Além da inexistência de um real interesse do Estado pelo bem-estar dessas crianças. Fala sobre miséria, delinquência juvenil, violência policial e os desacertos das políticas públicas para os jovens infratores.

Foto: Divulgação

'Bye Bye Brasil' (1979)

Crítica às consequências nefastas que a Rodovia Transamazônica causou nas populações pobres da região. Fez parte das obras dos Governos Militares, alardeadas como importantes para o desenvolvimento nacional. No caso, havia a justificativa também do temor dos militares em perder a Amazônia para potências estrangeiras.

Foto: Divulgação

'12 homens e uma sentença' (1957)

Doze jurados só podem sair da sala após decidirem por unanimidade a culpabilidade de um jovem acusado de parricídio. Aparentemente seria fácil, pois eram muitas as evidências, mas um dos jurados insiste em debater. Aborda a subjetividade dos julgamentos que se pretendem objetivos e garantias jurídicas como a presunção de inocência.

Foto: Divulgação

'A primeira coisa bela' (2010)

No filme, o único "pecado" de Anna Michelucci que trará a ela tantas atribulações e dissabores é a de ser linda e ingênua, num mundo de homens incapazes de um gesto de gentileza desinteressado ou de esforço por compreender as dores e as mazelas. Retrata a sociedade machista.

Foto: Divulgação

'A fraternidade é vermelha' (1994)

O enredo traz o embate das visões de mundo de duas personagens. O ceticismo quanto à bondade humana e a decorrente reclusão do velho e amargo juiz serão abalados pela bondade e propensão à empatia da jovem modelo Valentine, que afirma num dado momento que "as pessoas não são más, apenas fracas".

Foto: Divulgação

Especialista consultado

Eloy Gustavo de Souza, professor de Língua Portuguesa do Curso Anglo

Foto: Freepik

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Freepik