O Enem é para todos? Confira as acessibilidades em torno do exame

Veja os recursos e meios disponibilizados pelo MEC

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Sem a barreira do valor

A taxa de inscrição no Enem tem custado em torno de R$ 85 nos últimos anos. Estudantes que não têm condições financeiras para arcar com o valor podem solicitar a isenção.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Enem PPL

O exame é voltado para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. A prova é aplicada em cadeias públicas, penitenciárias, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas.

Foto: Reprodução/Governo do Estado de Ceará

Em hospitais

Estudantes internados para tratamento de saúde, ou que recebem o processo formal de escolarização em uma instituição hospitalar, também podem fazer o exame. A aplicação acontece na própria instalação.

Foto: Reprodução/Unsplash/Bermix Studio

Apoio a lactantes

Nos dias das provas, a pessoa candidata que precisar amamentar deve ir ao local de prova acompanhada de outro adulto, que ficará em sala reservada com o bebê. A solicitação desse apoio é feita no momento da inscrição.

Foto: Reprodução/Unsplash/LuizaBraun

Pessoas cegas

Há como solicitar tempo adicional para realização das provas, a versão em braile do exame, auxílio para leitura e uma sala de fácil acesso.

Foto: Reprodução/Agência Brasil/José Cruz/

Pessoas com baixa visão

Além de ser disponibilizado tempo adicional para realização da prova, auxílio para leitura e transcrição do conteúdo, também há como solicitar que os cadernos e o cartão-resposta venham com as fontes ampliadas.

Foto: Reprodução/Inep

Deficiência intelectual

Pessoas autistas, com discalculia, dislexia ou déficit de atenção podem solicitar tempo adicional para realizar o exame, além de auxílio para leitura e para transcrição. O tempo adicional é de 60 minutos em cada dia de prova.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Deficiência física

De acordo com o que faça sentido para o estudante, há como solicitar tempo adicional, auxílio para leitura e transcrição, sala de fácil acesso, mesa para cadeira de rodas e apoio para perna e pés.

Foto: Reprodução/iStock

Pessoas surdas ou com deficiência auditiva

Além da possibilidade do serviço de um tradutor-intérprete de Libras, há como solicitar um profissional para transcrever as repostas das provas e a redação por meio de leitura labial. Essas pessoas também podem ter tempo adicional.

Foto: Reprodução/MEC

Nome social

Pessoas transexuais, travestis ou transgênero têm direito a tratamento pelo seu nome social, designado em conformidade com sua identidade de gênero. Há como solicitar a utilização deste nome no site do Enem.

Foto: iStock

Há diversas possibilidades

Neste ano, o edital do Enem listou 17 possibilidades de recursos de acessibilidade para a realização das provas. Veja em detalhes em uma matéria especial do Terra.

Foto: Estadão Conteúdo

Confira o edital na íntegra

Todos os detalhes e especificidades estão descritos no edital do Enem, publicado no Diário Oficial da União. As provas do Enem 2023 acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Se ligue nas datas

As inscrições poderão ser feitas entre 5 e 16 de junho, período e que poderá ser solicitado o 'atendimento especializado' ou 'tratamento pelo nome social'.

Foto: Reprodução/MEC

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado sobre educação e carreira. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Agência Brasil