É 'juridiquês' ou palavra inventada? Saiba o significado de 10 termos usados pela Justiça

Ministro do STF viralizou nas redes sociais ao criticar linguagem no Judiciário

Foto: Reprodução: STF

Ministro critica 'juridiquês'

O ministro do STF Luís Roberto Barroso viralizou nas redes sociais, ao dizer, em tom descontraído, que a linguagem Jurídica parecia uma 'uma posição do Kama Sutra'. Na ocasião, ele defendeu a utilização de termos mais simples no meio jurídico.

Foto: Estadão Conteúdo

Enfiteutas

É um instrumento que permite a uma pessoa transferir para terceiros certos direitos de posse de um determinado bem imóvel, por um tempo determinado.

Foto: Estadão Conteúdo

Data venia

É uma expressão latina que significa "com a devida permissão". A expressão é comumente utilizada para introduzir uma opinião contrária de outra pessoa, respeitando a posição anteriormente exposta.

Foto: Estadão Conteúdo

Aforamento

É um contrato pelo qual uma pessoa, chamada de enfiteuta, adquire o direito de posse de uma propriedade por um período determinado, mediante o pagamento de uma taxa anual.

Foto: Estadão Conteúdo

Cabecel

É uma área de terra demarcada, geralmente em regiões rurais, que é delimitada por marcos ou divisas. As demarcações são identificadas para estabelecer limites claros de propriedade e direitos sobre a terra em documentos e contratos.

Foto: Estadão Conteúdo

Embargos infringentes

É um recurso utilizado por uma parte que perdeu um julgamento por um placar apertado em uma decisão colegiada (com mais de um julgador). Possibilita uma nova análise de uma decisão judicial por um colegiado maior.

Foto: Reprodução: STF

Mútuo feneratício

É um empréstimo de dinheiro ou bens com a obrigação de pagar juros.

Foto: Reprodução: TRF3

Exordial increpatória

É uma expressão que se refere à petição inicial de uma ação judicial na qual o autor acusa ou imputa responsabilidade a alguém por determinado ato ou omissão. Ou seja, é a denúncia.

Foto: Reprodução: STJ

Fulcro

Refere-se ao ponto central ou principal de um argumento, fundamentação ou decisão legal. É a fundamentação de um ato processual.

Foto: Reprodução: STF

Ergástulo público

Se refere às instituições onde são cumpridos a pena criminal. São as prisões.

Foto: Reprodução: STJ

Erga omnes

É uma expressão em latim que significa "para todos". Ela é utilizada para descrever uma decisão judicial que se aplica a todas as pessoas, entidades ou situações similares, sem distinção.

Foto: Divulgação: STF

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação: PGR