Descubra como surgiu o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data para comemorar junto com a pessoa amada. No Brasil, ela acontece no dia 12 de junho, porém em diversos outros países ocorre dia 14 de fevereiro.

Foto: Pixabay

Mas você sabe como tudo começou e qual é a origem destas datas? Pois bem, o Flipar irá te explicar sobre o Dia dos Namorados no Brasil e o Valentine's Day.

Foto: Pixabay

A criação do Dia dos Namorados no Brasil aconteceu como uma estratégia comercial pensada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

Foto: Pixabay

João Doria foi escolhido pela loja Exposição Clipper para tentar aumentar as vendas no mês de junho, que era um período do ano em que o comércio ficava mais fraco. Ele criou então o Dia dos Namorados, para que os casais tivessem uma data fixa para comprar presentes.

Foto: Freepik

A escolha deu certo, já que atualmente o Dia dos Namorados é uma das datas com maior rentabilidade para o comércio brasileiro, sendo aguardada ansiosamente por diversas áreas do mercado.

Foto: Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

A tradição faz com que cada casal reserve a data para celebrar. Junto com o passeio romântico, ambos costumam dar presentes. Um deles é a famosa caixa de bombom em formato de coração, popularizada por Richard Cadbury, com a estrutura sendo utilizada como local para guardar as cartas de amor.

Foto: JillWellington Pixabay

Agora que explicamos a origem do Dia dos Namorados no Brasil, é hora de entendermos como surgiu o tradicional Valentine's Day, famoso em boa parte dos países pelo mundo.

Foto: susan lu4esm pixabay

Tudo começou no século IV A.C., ainda no Império Romano. Isso porque naquela época, todo ano, em meados de fevereiro, era celebrado o festival da Lupercália. Isso acontecia para comemorar a fertilidade e a chegada da primavera.

Foto: blende12 pixabay

Só que a Igreja Católica começou a ganhar força na região que era amplamente controlada pelo Império Romano. O objetivo deles era erradicar as festas pagãs e, assim, foi implementada uma tradição diferente para os namorados, no mês de fevereiro.

Foto: Freepik

Só que o imperador da época não gostou nem um pouco da nova "dinâmica" do catolicismo. Por dois motivos: a imposição de um Deus único cristão e pelo fato de ele ter proibido o casamento dos soldados romanos para não influenciar o desempenho nas batalhas.

Foto: Pixabay

Porém, o padre não seguiu com a nova lei. Ele começou a realizar o casamento de soldados escondido e acabou sendo descoberto pelo Estado.

Foto: Freepik

Só que o protocolo de Valentim foi descoberto pelas autoridades e, com isso, o padre foi preso. Ele manteve seus ideais mesmo após ser condenado à morte.

Foto: Freepik

Valentim foi morto em 270 D.C, porém foi apenas em 496 D.C, que o papa Gelásio o declarou um homem santo. Com isso, foi criado o tão famoso Valentine’s Day.

Foto: Imagem de Pexels por Pixabay

O Valentine’s Day nos Estados Unidos se tornou um grande feriado comercial, com lojas e restaurantes cheios. Há a tradição de presentear a pessoa amada e realmente fazer com que a data seja um dia especial.

Foto: Brett Sayles por Pexels

Outro ponto interessante sobre o Valentine's Day nos Estados Unidos é que a data serve para falar do amor de forma geral, inclusive no que diz respeito a familiares e amigos.

Foto: Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Pixabay