Delegado investigado por morte de Marielle Franco escreveu livro sobre o crime

Giniton Lages publicou a obra em 2022, após ser trocado do caso

Foto: Portal de Prefeitura

Giniton Lages

O delegado Giniton Lages, que ficou à frente do caso Marielle na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) logo no início das investigações, foi alvo de buscas na manhã deste domingo, 24, na Operação Murder, Inc.

Foto: Reprodução/YouTube

Operação Murder, Inc.

A operação prendeu os suspeitos de mandar matar a vereadora. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, também determinou o afastamento de Lages das funções da Polícia Civil e definiu que ele terá que usar tornozeleira eletrônica.

Foto: ARMANDO PAIVA/ ESTADÃO CONTEÚDO

Prisões e apreensões

Além das 3 prisões neste domingo, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão. O comissário Marcos Antônio de Barros Pinto, chefe de investigação de Lages à época, também teve documentos e celulares apreendidos.

Foto: MATEUS BONOMI/ ESTADÃO CONTEÚDO

Livro

Após ser trocado do caso, em 2022, Giniton escreveu um livro de 296 páginas contando os bastidores da investigação.

Foto: Reprodução/Instagram

Quem matou Marielle?

O livro, que leva o nome de: 'Quem matou Marielle? Os bastidores do caso que abalou o Brasil e o mundo, revelados pelo delegado que comandou a investigação', reconstrói como a vereadora e Anderson foram executados.

Foto: Reprodução/ Matrix

Visão

Segundo o site de vendas da obra, o leitor iria acompanhar "os bastidores do caso na visão de Giniton Lages, o primeiro delegado designado para a tarefa e que enfrentou diversas dificuldades para a elucidação do homicídio".

Foto: BRUNO ESCOLASTICO/ ESTADÃO CONTEÚDO

'Preparar a sociedade'

Segundo o autor, "o livro feito para ajudar a sociedade a se preparar melhor para lidar com situações semelhantes no futuro e, se possível, evitá-las".

Foto: Estadão Conteúdo

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução