Quem é Ailton Krenak?
Ailton Krenak é considerado uma das maiores lideranças indígenas no Brasil. Ele é ambientalista, filósofo e escritor, tendo publicado diversas obras.
Foto: Reprodução
Imortal da ABL
Considerando um grande intelectual, Ailton Krenak foi eleito para a cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras (ABL) na última quinta-feira, 5 de outubro.
Foto: Reprodução
Tradição da oralidade
As obras de Krenak foram traduzidas em 13 países, mas ele não tem o hábito de escrever. Os livros são transcrições da tradição indígena da oralidade, ou seja, o conhecimento é passado pela fala.
Foto: Reprodução
O lugar onde a terra descansa (2000)
O livro é totalmente ilustrado com registros de diversos fotógrafos e tem texto de Ailton Krenak. A obra retrata o modo de vida indígena no Brasil, possui 163 páginas e ganhou edição de luxo.
Foto: Reprodução
Ailton Krenak (Encontros) (2015)
O livro da coleção Encontros tem organização de Sergio Cohn e conta a trajetória de luta de Ailton Krenak e sua atuação na luta pelos direitos indígenas, por meio de entrevistas.
Foto: Divulgação
Ideias para Adiar o Fim do Mundo (2019)
O livro é uma parábola atual que critica a ideia de separação entre a humanidade e a natureza, apontando que essa separação é a raiz do desastre socioambiental
Foto: Divulgação
Firmando o pé no território (2020)
O livro é uma coletânea de textos derivados de um curso de especialização sobre a temática indígena nas escolas, com a participação de Ailton Krenak e outros professores indígenas.
Foto: Divulgação
O Amanhã Não está à Venda (2020)
O livro traz reflexões sobre a pandemia e as ameaças enfrentadas pelos povos indígenas há séculos. Krenak questiona a busca por uma "normalidade" que se distancia da natureza.
Foto: Divulgação
A Vida Não é Útil (2020)
A obra reflete sobre a pandemia de Covid-19 e critica o consumismo. Krenak aborda temas como a ascensão de governos de extrema-direita e o aquecimento global.
Foto: Divulgação
Lugares de Origem, com Yussef Campos (2021)
O livro é resultado de um diálogo entre Krenak e Campos sobre a discussão de patrimônio cultural e questões como o desastre da barragem de Mariana, em Minas Gerais.
Foto: Divulgação
O sistema e o antissistema: três ensaios, três mundos no mesmo mundo (2021)
Neste livro, Boaventura de Sousa Santos, Helena Silvestre e Ailton Krenak escrevem sobre o sistema e o antissistema, abordando diferentes perspectivas sociais, políticas e culturais.
Foto: Divulgação
Futuro Ancestral (2022)
Ailton Krenak apresenta textos de 2020 e 2021, provocando reflexões. Ele argumenta que, se houver um futuro a ser considerado, ele é ancestral, pois já está presente ao nosso redor.
Foto: Divulgação
Caixa de Dramaturgias Indígenas (2023)
Seu mais recente lançamento, a obra compila 11 dramaturgias criadas por artistas indígenas ou parceiros não indígenas, e aborda a retomada de territórios e identidades de gênero.
Foto: Divulgação
Acompanhe no Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação