Se falou Antártida, acertou
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico. A informação é de um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.
Foto: Reuters
Realmente, muito frio
As temperaturas da região batem o recorde da Estação Vostok, uma estação de pesquisas russa, localizada no interior da Antártida. A mais baixa já registrada foi de -89,2 °C, em julho de 1983.
Foto: Reuters
Quase -100°C
Segundo o artigo 'Temperaturas de superfície ultrabaixas na Antártica Oriental a partir do mapeamento infravermelho térmico por satélite', a temperatura na região já atingiu a marca de -98 °C.
Foto: Reuters
Frio por toda parte
Dados de satélite coletados durante o inverno do hemisfério sul, entre os anos de 2004 e 2016, mostraram que as temperaturas da superfície atingiram níveis abaixo de -90 ºC em aproximadamente 100 locais dessa região da Antártida durante quase todo inverno.
Foto: Reuters
Ventos fortes
As condições ultrafrias (abaixo de -90 °C) acontecem quando o vórtice polar antártico (faixa de ventos persistentes de grande escala localizada perto dos polos do planeta) é forte, o que acontece com frequência na região. Os ventos chegam a atingir velocidades superiores a 140 km/h nas costas.
Foto: Reuters
Há lugar mais frio?
Os especialistas concluíram que essa temperatura parece ser a mais baixa possível para qualquer superfície terrestre, ou seja, nenhum outro lugar vai conseguir - em tese - chegar em tal número.
Foto: Reuters
Verão também é de frio
O período mais quente na região ocorre de julho a setembro. A temperatura mais alta registrada foi em 1952, quando os termômetros registraram uma média de -8,2 °C.
Foto: Reuters
Eventos climáticos comuns
Na região, são comuns a aurora austral --um brilho observado durante a noite perto do Pólo Sul-- e o pó de diamante --neblina composta de pequenos cristais de gelo.
Foto: British Antarctic Survey/Cover Images/Reuters
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (13/13)
Foto: Reuters