Castelos espetaculares da Europa

Foto: Hans por pixabay

Os castelos estão entre as principais atrações turísticas por toda a Europa. Construídos desde o século 10 e preservados integralmente ou parcialmente, reformados ou originais, são símbolos de uma época de poderio e ostentação.

Foto: Hans por pixabay

Alguns viraram museus históricos, outros são mantidos na forma original para visitação, e ainda há os que sirvam, até hoje, como residência de famílias da Realeza, com a aceitação popular, como ocorre com o Castelo de Windsor, ainda habitado, na Inglaterra.

Foto: Andreas H. por Pixabay

Alguns ficam em regiões remotas dos países, a dezenas ou centenas de quilômetros das capitais. Outros estão na área urbana de grandes cidades, se misturando ao dia a dia da população, como ocorre com o Castelo de Edimburgo, no centro da capital escocesa.

Foto: Pete por Pixabay

Castelo de Windsor - Windsor, Inglaterra - Residência da Realeza Britânica. Construído no século 11, após a conquista normanda da Inglaterra por Guilherme I. Usado pelos monarcas desde o reinado de Henrique I (1100), é o castelo da Europa há mais tempo habitado.

Foto: Divulgação / windsor.gov.uk

Alcácer de Segóvia - Segóvia, Espanha - Erguido sobre um penhasco na confluência dos rios Eresma e Clamores, perto das Montanhas de Guadarrama, tem o formato peculiar de proa de navio. Sua construção remonta a 1122.

Foto: Ángel Sanz Andrés / Commons

Castelo de Hohenwerfen - Salzburgo, Áustria - Fica num precipício de 623 metros de altura, a 40 km do Centro de Salzburgo. A fortaleza é cercada pelos Alpes e pelas Montanhas Tennen. Construído entre 1075 e 1078.

Foto: Divulgação / salzburg-burgen.atdeburg-hohenwerfen

Castelo de Neuschwanstein - Baviera, Alemanha - Construído entre 1869 e 1892, ele fica perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera. Sua arquitetura com torres delicadas srviu de inspiração para o Castelo da Bela Adormecida, de Walt Disney.

Foto: Thomas Wolf - commons wikimedia

Olha o Castelo da Bela Adormecida aí. Fica nos parques da Disneylândia na Califórnia (EUA), Paris (França) e Hong Kong (China). Achou parecido?

Foto: SolarSurfer domínio público

Castelo de Chenonceau - Chenonceaux, França - Fica no Vale do Loire. O castelo original foi incendiado em 1411 e reconstruído em 1430. Suas proprietárias foram mulheres, daí o apelido "Castelo das Damas". A começar por Catarina de Médici, mulher de Henrique II, que reinou de 1533 a 1559.

Foto: Divulgação / Marc Jauneaud / chenonceau.com

Castelo de Edimburgo - Edimburgo, Escócia - Fica no topo de um rochedo, com vista para toda a cidade, e tem fama de mal-assombrado. É uma fortaleza do século XVI numa área onde a ocupação remonta ao século IX.

Foto: Eduardo Vieira por Pixabay

Castelo de Leeds - Kent, Inglaterra - Construído em 1119 por Robert de Crevecoeur para substituir o anterior solar de Esledes, o castelo tornou-se num palácio Real para Eduardo I de Inglaterra em 1278. Mas sofreu muitas alterações e hoje se assemelha mais um palácio.

Foto: Sigismund von Dobschütz - wikimedia commons

Castelo de Bran - Bran, Romênia - Erguido em 1212. Monumento nacional e marco histórico da Romênia, na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia. Famoso por ter inspirado o escritor Bram Stoker na criação do castelo de Drácula, com o paredão liso num grande precipício.

Foto: Reprodução Youtube Bran Castle

Castelo Predjama - Predjama, Eslovênia - Castelo renascentista construído dentro de uma boca de caverna no centro-sul da Eslovênia, na região histórica de Inner Carniola. Remonta ao século 13. E se destaca na paisagem do monte rochoso.

Foto: Divulgação / postojnska-jama.eu

Castelo de Chillon – Suíça - Fica às margens do Lago Léman, em Veytaux, a 3 km de Montreux. Os primeiros registros do castelo datam de 1155.

Foto: Divulgação / Julien Cuendet / chillon.ch

Castelo da Ilha Trakai – Lituânia - Castelo insular localizado em Trakai, Lituânia, em uma ilha no Lago Galvė. A construção do castelo de pedra foi iniciada no século 14 .

Foto: Commons Wikimedia

Castelo de Bojnice - Bojnice, Eslováquia - Fica na região central do país. Foi mencionado pela primeira vez em 1113. Era uma fortaleza de madeira que foi gradualmente trocada por pedra. Seu estilo neogótico chama atenção na paisagem.

Foto: Szarka Gyula~ wikimedia commons

Castelo de Corvin – Hunedoara, Romênia - O castelo em estilo gótico-renascentista fica sobre uma antiga fortaleza. Foi construído entre 1446 e 1480. Fica a 409 km da capital Bucareste.

Foto: Divulgação / @CastelulCorvinilorHuniazilor

Castelo de Malbork – Malbork, Polônia - Construído pela Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, uma ordem católica romana alemã. Fica a 60 km de Gdansk. Tem o Castelo Alto, um antigo convento; o Médio, com habitações dos criados; e o Baixo, para armamentos.

Foto: Gregy / commons wikimedia

Castelo de Örebro – Örebro, Suécia - Fortificação do século 14 numa ilhota do rio Negro. Ganhou um estilo renascentista no século 16, clássico no século 18 e romântico no século 19, tendo traços de todos esses gêneros em sua arquitetura.

Foto: ArildV / Commons wikimedia

Castelo do Monte – Andria, Itália - Construído no século 13 em Andria, tem uma estrutura octogonal maciça e surpreende por não possuir algo muito característico da época: um fosso.

Foto: IKKos / commons wikimedia

Castelo de Miramare – Trieste, Itália - Fica na costa da cidade, no nordeste do país. Erguido no século 19 para ser residência de Maximiliano de Habsburgo, Arquiduque da Áustria.

Foto: Mihael Grmek - commons wikimedia

Castelo de Bodiam – East Sussex, Inglaterra - Construído em 1385 para defesa durante a Guerra dos Cem Anos. Hoje em dia, porém, percebe-se que a estrutura não era tão resistente para a batalha e supõe-se que o objetivo maior era exibir o poderio inglês com a imponência da construção.

Foto: VanBeem / Dominio publico

Castelo de Chambord – França - Mistura estilos de arquitetura de França medieval e da Itália com suas estruturas clássicas. Construído entre 1519 e 1547, é símbolo de ostentação, pois, apesar de gigantesco, foi erguido apenas para servir de pavilhão de caça para Francisco I de França

Foto: Commons Wikimedia

Castelo Hohensalzburg – Áustria - Com 250 metros de comprimento e 150 metros de largura, é um dos maiores castelos medievais na Europa. Fica no topo de Festungbsberg, na cidade de Salzburgo, terra natal de Mozart.

Foto: Divulgação / salzburg-burgen.atdefestung-hohensalzburg

Castelo de Frederiksborg – Hillerod, Dinamarca - É o maior do país. Construído sobre três ilhotas por Cristiano IV entre 1560 e 1630 para ser residência real. Foi destruído por um incêndio em 1839 e reconstruído. Abriga o Museu Nacional de História da Dinamarca.

Foto: Casper Moller / Commons

Castelo de Eilean Donan – Lochalsh, Escócia- Construído no século 13 como defesa contra vikings em uma pequena ilha em Loch Duich, a oeste das Terras Altas escocesas. Seu nome homenageia Donan de Eigg, um mártir celta da Alta Idade Média.

Foto: Guillaume Piolle wikimedia commons

Castelo de Bled – Bled, Eslovênia - Fica no alto de uma montanha às margens do lago glacial de Bled, no cimo de um penhasco íngreme, a 130m de altitude. Foi mencionado pela primeira vez em documentos de 1011.

Foto: Divulgação / bled.si

Castelo Egeskov – Ilha de Fiónia, Dinamarca - É o mais bem preservado castelo de fosso da arquitetura do Renascimento da Europa. Fica ao sul da Ilha de Fiónia, a 166 km da capital Copenhague Erguido em 1554.

Foto: Divulgação / egeskov.dk

Castelo Hohenzollern – Hechingen ,Alemanha - Fica a cerca de 60 km de Stuttgart. Foi residência de condes da região, chamada de Suábia, a partir da primeira metade do século 11.

Foto: Divulgação / burg-hohenzollern.com

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Hans por pixabay