'Carta ao pai': conheça livro que Nardoni leu para diminuir pena

Obra é a publicação póstuma de uma carta que Kafka escreveu para o seu pai 

Foto: Reprodução/Companhia das Letras

Quem é o autor?

Franz Kafka, escritor boêmio de língua alemã, nasceu na República Tcheca em 1883, e morreu aos 40 anos, em 1924, na Áustria, devido a insuficiência cardíaca. Ele é considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX, devido às suas importantes obras de romances e contos.

Foto: Reprodução/Acervo Museu Franz Kafka

'Carta ao Pai'

A obra foi uma obra significativa do autor checo Kafka. Este livro, na verdade, é uma publicação postumamente reveladora, consistindo na carta que o autor escreveu ao seu pai, porém, que jamais foi efetivamente entregue.

Foto: Reprodução/Acervo Museu Franz Kafka

O que revela a obra

Em novembro de 1919, Franz Kafka, insatisfeito com a reação fria de seu pai ao noivado com Julie Wohryzek, escreveu uma extensa carta, com mais de 100 páginas, revelando sua amargura em relação ao pai autoritário, que ele descreveu como um "tirano" e "Deus".

Foto: Reprodução/Acervo Museu Franz Kafka

Importante peça literária

Embora a carta nunca tenha sido enviada, ela se tornou uma peça literária e uma profunda análise de como a influência paterna afetou sua autoestima e personalidade. Na época, Kafka tinha 36 anos e uma carreira burocrática mediana, enquanto sua ambição literária ainda estava por se concretizar.

Foto: Reprodução/Acervo Museu Franz Kafka

Publicação no Brasil

No Brasil, a carta foi inicialmente publicada pela editora LP&M, em 1952, trazendo notas de rodapé sobre o processo de escrita e correções feitas pelo próprio autor quando a datilografou. A tradução e notas foram realizadas por Marcelo Backes. Uma segunda versão foi lançada em 1997 pela editora Companhia das Letras, com tradução e prefácio de Modesto Carone.

Foto: Reprodução/Coleção L&PM Pocket

Carta nunca entregue

Segundo Max Brod, amigo e biógrafo de Kafka, o autor originalmente entregou a carta à sua mãe, com a intenção de que ela a enviasse ao pai. No entanto, a mãe nunca a entregou e a devolveu ao filho, que por sua vez nunca deu ao pai. A carta passou por várias revisões e foi até digitada por Kafka, contendo muitas anotações a lápis.

Foto: Reprodução/Acervo Museu Franz Kafka

Obra foi lida por Nardoni

Alexandre Nardoni, condenado a mais de 30 anos de prisão pela morte da filha Isabella Nardoni, reduziu 4 dias em sua pena após ler e fazer uma resenha sobre a obra de Kafka.

Foto: Flipar

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acompanhe o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Acervo Museu Franz Kafka