Você sabe o que é um 'emprego verde'? Conheça tendência no mercado de trabalho

Saiba como atuar na área

Foto:

Tendência da vez

Com o aumento das discussões sobre ESG, o 'emprego verde' tem se popularizado nas companhias em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o termo diz respeito às práticas que contribuem para proteger o meio ambiente, ligadas às energias renováveis.

Foto:

O que é ESG?

A sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, representa a abordagem da sustentabilidade ambiental, social e de governança nas corporações. O conjunto dessas políticas inclui a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.

Foto:

Mudanças significativas

O emprego verde pode causar mudanças significativas nas cadeias produtivas e na economia, além dos impactos positivos no meio ambiente. Os postos de trabalho podem contemplar diversos segmentos, como a agricultura, energia renovável e manejo de florestas.

Foto:

Oportunidades

Com tendência de crescimento no mundo, o Brasil alcançou o segundo lugar entre os maiores empregadores da indústria de biocombustíveis, solar, hidrelétrica e eólica. A OIT estima que 24 milhões de novos e empregos verdes sejam criados até 2030. Dessas oportunidades, 7,5 milhões serão no Brasil.

Foto:

Destaque brasileiro

Um dos setores que mais gera empregos na área de sustentabilidade é o de biocombustíveis, como o biodiesel e etanol, de acordo com uma pesquisa da Agência Internacional de Energias Renováveis.

Foto:

Mercado em ascensão

O relatório Global Green Skills Report, do LinkedIn, apontou o aumento de 15,2% na exigência de ao menos uma habilidade verde nas vagas de emprego, entre 2022 e 2023. Em todo o mundo, apenas 1 em cada 8 trabalhadores atende a esse critério.

Foto:

Habilidades

Ainda de acordo com o relatório, 20% das startups brasileiras tinham profissionais com habilidades verdes em 2021. O número ultrapassou a média global de 18%. Destaque para agropecuária, com 82%; petróleo e gás, com 74%; e biotecnologia, com 59%.

Foto:

Como atuar na área?

Não é preciso ser formado em uma graduação específica, já que o emprego verde pode abranger diversos segmentos e níveis de conhecimento. Mas é importante estar antenado às discussões e questões atuais e aprimorar o currículo com cursos, como sobre mudanças climáticas, práticas de ESG e sustentabilidade.

Foto:

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes sociais.

Foto: