Trabalho remoto, plano de saúde: o que deve contar ou não como benefício corporativo?

Entenda benefícios oferecidos por empresas

Foto: Freepik

O que são?

Os benefícios corporativos são oferecidos pelas empresas com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos funcionários e o bem-estar no local de trabalho. Normalmente, são recursos que vão além da remuneração e combinados na contratação.

Foto: Freepik

Benefícios obrigatórios

Aliesh Costa, CEO da Carpediem RH, explica que há benefícios que são obrigatórios e constam na CLT, como vale-transporte, licença-maternidade e 13º salário. Além disso, há benefícios acordados com o sindicato da categoria, a exemplo de vale-refeição e vale-alimentação.

Foto: Estadão Conteúdo

Benefícios não-obrigatórios

No entanto, há vantagens que não são obrigatórias, mas podem ser adotadas pelas empresas. Esses benefícios extras podem trazer um impacto positivo na vida dos colaboradores, e contribuir, inclusive, para aumentar a satisfação profissional e a produtividade. Veja exemplos a seguir!

Foto: Freepik

Plano de saúde

De acordo com Aliesh, plano de saúde pode ser considerado um dos benefícios corporativos mais importantes pelos funcionários, uma vez que está atrelado a algo muito precioso para o profissional: sua saúde física e emocional.

Foto: Freepik

Dresscode flexível

A tendência que deixa o funcionário livre para escolher sua vestimenta no trabalho impacta diretamente no bem-estar do trabalhador. "Nem todas as mulheres gostam de usar salto. Então, elas têm a chance de usar uma sapatilha, um tênis, algo que as deixem mais confortáveis. E isso ainda reflete na produtividade", diz.

Foto: Freepik

Auxílio-educação

Algumas empresas também oferecem benefícios voltados para os estudos do colaborador. O auxílio-educação pode incluir descontos para o funcionário cursar uma graduação, pós-graduação, ou realizar cursos profissionalizantes ou de idiomas, por exemplo.

Foto: Freepik

Trabalho remoto

O home office tem sido muito valorizado pelos funcionários, uma vez que ele pode trabalhar de qualquer lugar, e o tempo que usaria para locomoção pode ser usado em outras tarefas. Além disso, algumas empresas oferecem auxílio para ajudar o funcionário com as contas de energia e internet.

Foto: Pixabay

Outros benefícios, segundo Aliesh

  • Música no ambiente de trabalho;
  • Auxílio-cultura;
  • Acesso a academias;
  • Horário de expediente mais curto na sexta-feira.

Foto: Freepik

"Tem muita coisa que não tem aumento de custo. Pelo contrário, melhoram o faturamento, com colaboradores mais felizes e produtivos", defende a especialista.

Foto: Dan Dimmock / Unsplash

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Freepik