Legislação CLT, o guia: entenda de uma vez os seus direitos

Regime determina direitos e regras de trabalho

Foto: fdr

Salário Mínimo

Todo trabalhador tem direito a receber pelo menos o salário mínimo nacional ou regional, dependendo da região. Hoje, o salário mínimo gira é R$ 1.412,00.

Foto: Estadão Conteúdo

Jornada de Trabalho

A jornada padrão é de até 8 horas diárias ou 44 horas semanais, com possibilidade de horas extras remuneradas.

Foto: Catherine Falls Commercial/Getty Images

Férias Remuneradas

Todo trabalhador tem direito a férias remuneradas após cada período de 12 meses de trabalho, com acréscimo de 1/3 do salário normal.

Foto: Reprodução/Getty Images

13º Salário

O pagamento do décimo terceiro salário é obrigatório e deve ser feito em duas parcelas até o final do ano.

Foto: fdr

Descanso Semanal Remunerado (DSR)

Todo trabalhador tem direito a um dia de descanso remunerado por semana, geralmente aos domingos.

Foto: Morsa Images/Getty Images

FGTS

O empregador deve depositar todos os meses uma quantia correspondente a 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada.

Foto: Estadão Conteúdo

Licença-Maternidade e Paternidade

A CLT garante à mulher gestante o direito à licença-maternidade remunerada. O homem tem direito à licença-paternidade.

Foto: Estadão Conteúdo

Licença Remunerada para Casamento

O trabalhador tem direito de se ausentar do trabalho por até 3 dias consecutivos, com remuneração, em caso de casamento. Essa licença é concedida para que o funcionário possa se dedicar às celebrações e compromissos do matrimônio.

Foto: Klaus Vedfelt/Getty Images

Direito à Saúde e Segurança no Trabalho

O empregador deve garantir condições seguras e saudáveis de trabalho, além de fornecer equipamentos de proteção adequados.

Foto: Erdark/Getty Images

Participação nos Lucros e Resultados

A CLT estabelece que o direito a uma participação nos lucros ou resultados da empresa, conforme estipulado em acordo ou convenção coletiva de trabalho. Esse benefício é uma forma de reconhecer o esforço e contribuição dos funcionários.

Foto: The Good Brigade/Getty Images

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício concedido ao trabalhador que foi dispensado sem justa causa, garantindo-lhe uma assistência financeira temporária.

Foto: fdr

Hora Extra

Segundo a lei, nenhum colaborador é obrigado a fazer hora extra, sendo ela uma escolha voluntária. O pagamento deve ser de pelo menos 50% a mais do que é pago por hora de trabalho. Em casos de horas extras à noite, feriados ou finais de semana, o colaborador tem direito aos adicionais correspondentes.

Foto: Liderina

Intervalos para Descanso

A CLT estabelece intervalos obrigatórios entre jornadas de trabalho, garantindo um mínimo de 11 horas entre elas. Além disso, dentro da jornada, para períodos acima de 4 horas diárias, são previstos intervalos intrajornada: 15 minutos para jornadas de até 6 horas; de pelo menos 1 hora para jornadas acima de 6 horas.

Foto: Reprodução/Getty Images

Aviso Prévio

Garante tanto ao empregador quanto ao empregado um período de notificação de término do contrato de trabalho, para que ambos consigam se organizar para aquela nova realidade. Isso evita interrupções abruptas na renda do trabalhador e contribui para a continuidade das atividades da empresa.

Foto: Reprodução/Getty Images

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Getty Images