Guia sobre mentoria: conheça o método que ajuda a impulsionar sua carreira

Precisa de ajuda para dar os próximos passos?

Foto: andreswd/iStock

O que é mentoria de carreira

A mentoria pode ser vista como um momento de apoio profissional. Neste caso, alguém que precisa de ajuda para desenvolver a sua carreira contrata uma pessoa já estabelecida naquela área para dar orientações no meio.

Foto: SDI Productions/iStock

Quem pode ser um mentor

Em tese, é preciso que o mentor seja alguém com experiência no nicho de interesse do profissional. Quanto mais relevante for é no ramo, mais precioso é seu tempo. Mas isso também pode dificultar a menotria com essa pessoa.

Foto: insta_photos/iStock

Como um mentor pode ajudar

  • Auxiliar a expandir o networking;
  • Ajudar a entender quais habilidades precisam ser destacadas no profissional;
  • Oferecer um direcionamento e espaço para dúvidas sobre a carreira.

Foto: Christin Hume/ Unsplash

Como encontrar um mentor

Uma opção é buscar indicações entre sua rede de contatos. Outra ideia é procurar tais profissionais em plataformas online destinadas a mentoria. Lembre-se sempre de checar o currículo do mentor para entender se ele está alinhado com os seus objetivos.

Foto: miniseries/iStock

Quanto custa

O preço da mentoria de carreira pode variar muito. Por exemplo, em um site que intermedia a relação entre mentores e mentorados, há quem cobre R$ 285 por uma hora de sessão, e outros que chegam a cobrar R$ 450.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik

Foto: Freepik

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Freepik