Origem da pesquisa
A lista considerou os dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Índice do Equilíbrio Global entre a Vida e o Trabalho, publicado pela empresa de RH Remote em 2023.
Foto: Getty Images
Quais os critérios?
Para entrar o top 5, os países precisavam dar 'check' em quesitos que envolviam benefícios, tempo de férias, auxílio-doença, auxílio-maternidade, horas de trabalho e tempo de qualidade para o lazer.
Foto: Getty Images
Nova Zelândia
O país tem 26 semanas de licença-maternidade remunerada, 32 dias de férias anuais e auxílio-doença de pelo menos 80% do salário. No entanto, a grande estrela é a cultura laboral neozelandesa, considerada flexível e avessa à romantização do trabalho excessivo.
Foto: Getty Images
Espanha
Nesse top 5 também está o país de Almodóvar, que oferece 26 dias de férias por ano. Dados da OCDE ainda indicam que os espanhóis dedicam mais tempo à vida pessoal do que boa parte da Europa. Algumas empresas ainda mantêm a prática da 'siesta', aquela horinha de descanso após o almoço.
Foto: Getty Images
Dinamarca
O frio da Escandinávia não impede os dinamarqueses de darem valor aos momentos de lazer: eles dedicam 15,7 horas por dia para isso. Lá, só 1% dos profissionais trabalha mais de 50 horas por semana. O país também permite que os trabalhadores solicitem horários diferentes e até tarefas menos desgastantes.
Foto: Getty Images
França
Oui! Os franceses dedicam 16,2 horas por dia ao lazer. Inclusive, só cerca de 8% dos moradores do país mais romântico da Europa trabalham por mais de 50 horas semanais. Eles também têm o direito de tirar férias anuais de 36 dias.
Foto: Getty Images
Itália
No quesito equilíbrio, o país divide opiniões. Enquanto na lista da Remote não está tão bem colocado no índice de felicidade, dados da OCDE confirmam que os profissionais em tempo integral passam 69% do seu dia (16,5 horas) em atividades de lazer. Isso significa 1,5 hora a mais do que a média considerada pela organização.
Foto: Getty Images
Acompanhe a Educar
Diariamente a vertical de educação traz conteúdos para te manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: Natee Meepian/ iStock / Getty Images Plus