6 profissões que já foram muito úteis, mas que não existem mais

Evolução tecnológica mudou o mercado de trabalho e muitos profissionais perderam sua utilidade

Foto: Getty Images

1. Datilógrafo

Até que os datilógrafos eram rápidos na digitação, mas com o avançar tecnológico a profissão foi ficando obsoleta e hoje já não existe mais.

Foto: Getty Images

2. Vendedor de enciclopédias

Embora pareça um tempo muito distante, o mundo já existiu sem o Google. E antigamente as enciclopédias -- coletânea de textos que descrevia acontecimentos históricos e conhecimentos gerais-- eram vendidas de porta em porta.

Foto: Getty Images

3. Telefonista

Para a geração Z ligação é em último caso, mas antigamente existia profissionais disponíveis só para intermediar uma ligação.

Foto: Getty Images

4. Atendente de locadora

Com a facilidade dos serviços de streaming fica difícil pensar que um dia as locadoras de filmes existiram. Mas esse tipo de comércio e seus atendentes foram praticamente extintos.

Foto: Getty Images

5. Artistas de rádio

Você já ouviu falar em atriz ou ator de rádio? Pois é! Antigamente as produções de rádio novelas fizeram muito sucesso no Brasil e era comum encontrar artistas responsáveis por essas produções.

Foto: Getty Images

6. Acendedor de poste

Esse profisisonais foi necessário até o fim do século XIX, período em que os postes de rua eram acesos por meio de lamparinas a gás ou com querosene

Foto: Flipar

Acompanhe na Educar

Diariamente a vertical de educação e carreira traz conteúdos para te manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Getty Images