Campeões do ensino superior: quais estados têm mais cursos de qualidade

Ranking atualizado foi elaborado pelo Inep

Foto: Reprodução/USP Imagens/Cecília Bastos

Ranking do Inep

O instituto considera quatro quesitos para o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia as graduações no Brasil: Conceito Enade; porcentagem de professores com mestrado ou doutorado; percepção dos alunos graduados; e a comparação entre as notas do aluno no Enem e no Enade.

Foto: Divulgação

Alto desempenho

Com os dados do CPC, o Inep distribui notas que variam entre 1 e 5, e são elas que indicam as melhores graduações. Nesse quesito, o Espírito Santo tem a maior proporção entre cursos de graduação com maiores índices de qualidade.

Foto: fdr

Piores colocados no ranking

  • Acre tem 9,7% de graduações com notas 4 e 5;
  • Rondônia alcançou 19%;
  • Amapá aparece com 19,4%.

Foto: Divulgação

20% de proporção

Piauí, Tocantins, Mato Grosso, Pernambuco, Amazonas e São Paulo figuram no ranking com índices entre 25,7% (PI) e 29,8% (SP).

Foto: Divulgação/USP

Faixa intermediária

A Paraíba aparece com 30%, seguida por Maranhão, Alagoas, Goiás, Pará, Roraima, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal, que figurou com de 39,3% das graduações com notas entre 4 e 5.

Foto: Guia do Estudante

Maior proporção

Um destaque da lista é o estado do Rio Grande do Norte, em que 40,3% das faculdades têm notas 4 e 5 no ranking do Inep. Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio Grande do Sul têm 46,9% dos cursos com notas altas.

Foto: fdr

ES lidera ranking

O grande líder é o Espírito Santo, que possui 48,5% das graduações bem avaliadas pelo Inep. Dos 171 cursos capixabas listados no levantamento, 83 deles têm as notas mais altas do CPC.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes sociais.

Foto: Notícias de Mogi