A 1ª pessoa a receber Nobel por contos: relembre a carreira de Alice Munro

Escritora vivia com demência e morreu aos 92 anos

Foto: Ron Bull/Toronto Star

'Tchekov canadense'

Chamada de 'Tchekov canadense', Alice Munro nasceu em 1931, em Wingham, no Canadá. A Nobel de Literatura (2013) morreu na segunda-feira, 13, segundo familiares, mas o anúncio ocorreu na terça, 14. Alice tinha 92 anos.

Foto: Julien Behal - PA Images/PA Images

Demência há 10 anos

Segundo o The Guardian, Alice morava em uma casa de repouso em Ontário, e vivia com demência há 10 anos. Sua marca como cronista são a busca pela autenticidade e capacidade de despertar sentimentos nos leitores.

Foto: Michael Stuparyk/Toronto Star

História difícil

Alice teve uma vida difícil com a família. Ela foi para a universidade com uma bolsa de estudos, casou-se jovem e começou a escrever durante as sonecas da filha bebê. Segundo ela, as histórias eram curtas porque era difícil se concentrar por longos períodos.

Foto: Lucas Oleniuk/Toronto Star

Coletâneas premiadas

Ao longo de sua carreira, Alice publicou coletâneas de contos, como 'Dance of the happy shades' (1968), 'The moons of Jupiter' (1982), 'Runaway' (2004) e 'Dear life' (2012). O Nobel que recebeu foi o primeiro dado a um autor de contos. Ele foi entregue à sua filha, Jenny.

Foto: Pascal Le Segretain/WireImage

Vulnerável à finitude

Em 2001, Alice passou por uma cirurgia de coração e percebeu quão vulnerável era à morte. Seus contos passaram a ser trazer cada vez mais doenças e lembranças.

Foto: Julien Behal - PA Images/PA Images via Getty Images

Diagnóstico de câncer

Em 2008, ela lançou um conto no qual uma personagem era diagnosticada com câncer. Um ano depois, ela revelou seu próprio diagnóstico da doença.

"Histórias pessoais"

Em 2013, Alice admitiu ao The Guardian que passou a vida inteira escrevendo sobre "histórias pessoais". "Espero que sejam uma boa leitura, que movam pessoas. Quando eu gosto de uma história, é porque ela faz alguma coisa... Um golpe no peito", afirmou.

Foto: Paul Stephen Pearson/Fairfax Media

Acompanhe Terra Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: REUTERS/Andy Clark/File Photo