8 podcasts pra você aprender história de um jeito divertido

Confira outras formas de estudar a matéria

Foto:

Estudar história é legal!

Os podcasts educativos são essenciais para quem está em busca de conhecimento, e permite ao ouvinte uma rotina de aprendizado enquanto realiza outras atividades. Quem precisa de um ânimo a mais para aprender história pode gostar da seleção a seguir!

Foto:

Projeto Querino

Podcast destaca a história e a contribuição dos negros no Brasil. O produto explora temas como cultura, identidade e lutas sociais.

Foto:

História FM

O podcast apresenta conhecimento histórico e dicas de leitura para estudantes e professores. Para isso, acadêmicos das Ciências Humanas se reúnem para conversar sobre temas da disciplina.

Foto:

Collor x Collor

O podcast reconta o processo de impeachment do primeiro presente eleito de forma direta depois da redemocratização. Fernando Collor de Mello deixou a Presidência em 1992, após denúncias do irmão.

Foto: Valter Camponato/Agência Brasil

História No Cast

É com um toque de humor que assuntos sobre a história da humanidade são tratados no podcast. Inclusive, tem até uma série sobre temas que mais caem no Enem.

Foto: ConvertKit/ Unsplash

Rolê Zica

Parece um podcast de viagem e cultura? Sim, inclusive, é mesmo sobre isso! Mas a cada episódio, que é uma viagem por diferentes partes do planeta, os apresentadores contam episódios históricos daquele lugar.

Foto: Daniel Fontenele/ Unsplash

História Pirata

Vai uma atualização aí?! O podcast tem como objetivo desconstruir algumas visões e discursos que ainda são trabalhados em sala de aula. Essa é uma ótima opção para quem quer se atualizar sobre história.

Foto:

Café História

O "mini-podcast" explora em até 15 minutos temas de artigos e notícias publicados no portal. No projeto, especialistas convidados comentam os conteúdos e até explicam conceitos da área.

Foto:

Estudos Medievais

O podcast produzido pelo Laboratório de Estudos Medievais da Universidade de São Paulo (LEME – USP) se concentra, como o nome sugere, no período medieval. Pesquisadores convidados discutem referências bibliográficas e questões contemporâneas que impulsionam os estudos medievais.

Foto:

História Em Meia-Hora

O podcast é apresentado pelo professor Vitor Soares, que trata temas atuais e clássicos da história. Dos episódios surgiu até o livro 'História Em Meia Hora – Grandes Civilizações'.

Foto:

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Foto:Istock