10 faculdades para estudar Engenharia da Computação

Área está entre as que possuem maior potencial de crescimento

Foto: Reprodução: FADAT

Melhores do País

A Engenharia da Computação prepara profissionais para a área de tecnologia, um dos setores em crescimento no País e uma das que têm maior potencial de crescimento entre 2023 e 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial. O salário inicial gira em torno de R$ 8 mil.

Foto: Reprodução: MEC

Onde estudar no Brasil

Anualmente o Ministério da Educação lista as melhores faculdade para estudar Engenharia da Computação. O cálculo leva em conta diversos fatores, como o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Veja as melhores a seguir!

Foto: Reprodução: USP

10º - UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se destaca por seus centros de pesquisa, e é responsável pelo desenvolvimento de vários softwares fornecidos tanto para o Governo Federal quanto para empresas privadas.

Foto: Reprodução: UFRJ

9º - UFMA

Um dos diferenciais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a formação em dois ciclos, com a entrada inicialmente no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

Foto: Reprodução: UFMA

8º - UTFPR

Um dos diferenciais do curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é o convênio de dupla diplomação firmado com instituições internacionais, incluindo a Université de Technologie de Troyes (UTT), na França.

Foto: Reprodução: UTFPR

7º - PUC-RIO

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) é pioneira na oferta do curso no estado e oferece oportunidades de estágio remunerado nos laboratórios do Departamento de Informática. Além de parceiros da indústria, é lá onde são desenvolvidas pesquisas na área.

Foto: Reprodução: PUC RIO

6º - CEFET-RJ

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) se destaca pelo Programa de Monitoria, que acompanha os alunos ao longo de toda a graduação.

Foto: Reprodução: CEFET

5º - UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) aparece em quinto lugar. Um dos seus pontos fortes são os laboratórios de pesquisa, que oferecem suporte aos alunos no desenvolvimento de projetos acadêmicos.

Foto: Reprodução: UFBA

4º - Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem entre os pontos de destaque a infraestrutura: são diversos laboratórios de pesquisa e equipamentos de ponta para a formação.

Foto: Reprodução: Unifesp

3º - Faculdade Brasileira

A Faculdade Brasileira, situada em Vitória (ES) se destaca por priorizar o desenvolvimento prático de projetos durante a graduação. Assim, os estudantes já podem construir portfólio para apresentar ao mercado depois de formados.

Foto: Divulgação: Faculdade Brasileira

2º - ESB

O Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) aparece em segundo lugar. Um dos pontos de destaque é a sua extensa e atualizada grade curricular, considerada uma das mais completas entre as instituições de ensino.

Foto: Reprodução: IESB

1º - UERGS

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) alcançou o primeiro lugar na lista. Um dos diferenciais é que todos os professores do curso possuem doutorado.

Foto: Divulgação: UERGS

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução: USP