Doença rara impede cachorro de ganhar peso: come, come e continua esquelético
Foto: Reprodução redes sociais
Um caso que repercutiu na internet serviu de alerta sobre uma doença que poucos conhecem e que pode afetar os cães. É a enterite neutrofílica crônica, rara inflamação intestinal com efeitos a olhos vistos.
Foto: Reprodução redes sociais
Essa enfermidade atingiu uma cadela chamada Harlow. Ela comia, mas, mesmo assim, perdia peso, tinha vômitos e ficava com letargia. As costelas chegavam a aparecer. de tanta magreza.
Foto: Reprodução redes sociais
Geralmente, uma roupinha ajudava a esconder tamanha magreza que causava uma impressão de maus-tratos ao animal, constrangendo a família. Foi necessário fazer uma série de exames e procedimentos para diagnosticar e depois tomar as medidas necessárias para a sua recuperação.
Foto: Reprodução redes sociais
Depois que descobriu a doença, a família conseguiu o tratamento adequado para Harlow. A cadela é da raça Weimaraner, oriunda da Alemanha, e ela se recuperou plenamente.
Foto: Reprodução redes sociais
A raça Weimaraner é um animal que pode atingir 40 quilos em condições normais. Com pelagem que varia entre cinza-rato, cinza-corça e cinza-prateado, possui duas variedades: pelo longo e pelo curto. É uma raça elegante.
Foto: Nealmarques - wikimedia commons
Em condições normais, com boa saúde, existem raças cujos cachorros têm mais tendência a permanecer magros, enqusnto outras são de cães com tendência para engordar. Veja algumas raças que são sempre magras.
Foto: Jessicadoub - wikimedia commons
Galgo Inglês (Greyhound): Conhecido pela velocidade, tem um corpo extremamente magro, musculoso e aerodinâmico.
Foto: AngMoKio - wikimedia commons
Whippet: É um cão esbelto, ágil e elegante, conhecido por sua velocidade e comportamento gentil. É afetuoso, dócil, e se adapta bem a ambientes internos, sendo uma ótima companhia familiar.
Foto: Canarian - wikimedia commons
Saluki: Originário da Ásia, o Saluki é um cão de porte elegante e corpo esguio, famoso por sua velocidade e resistência. É reservado e leal, com uma natureza independente e um instinto de caça apurado.
Foto: SALUKIWORLD wikimedia commons
Galgo Afegão (Afghan Hound): É um cão de porte nobre e elegante, com pelagem longa e sedosa. É independente, leal e pode ser reservado com estranhos, mas é afetuoso e brincalhão com a família.
Foto: João Marcos Martins - wikimedia commons
Podengo Português: É um cão ágil, enérgico e muito versátil, usado tradicionalmente na caça. É alerta, leal e adaptável, com uma natureza curiosa e excelente instinto de caça.
Foto: Caronna wikimedia commons
Borzoi: Este cão de origem russa tem porte elegante e pelagem longa. É conhecido por sua velocidade e graça. É calmo, afetuoso e um pouco independente, sendo reservado com estranhos, mas muito leal à família.
Foto: Taru T Torpström wikimedia commons
Agora os cães que, se bobear, engordam. Eles precisam de espaço para correr e gastar energia.
Foto: Imagem de Sven Lachmann por Pixabay
Bulldog Inglês: Naturalmente compacto e musculoso, tem tendência a ganhar peso devido ao metabolismo mais lento. É robusto, de porte médio e aparência forte, com um rosto enrugado e focinho achatado. É leal, calmo e afetuoso, geralmente paciente e excelente com crianças, apesar de seu lado teimoso.
Foto: Imagem Pixabay
Basset Hound: Corpo robusto e patas curtas, precisa de controle alimentar para evitar obesidade. É um cão de pernas curtas e orelhas longas, com excelente olfato e instinto de caça. É dócil, amigável e tem um temperamento tranquilo, sendo ótimo com crianças e adaptável à vida em família.
Foto: Divulgação
Pug: Pequeno e com tendência a ganhar peso, precisa de controle na alimentação e exercícios. É um cão de porte pequeno e aparência característica, com rosto enrugado e olhos grandes e expressivos. É alegre, afetuoso e sociável, adaptando-se bem a espaços pequenos e sendo ótimo companheiro para a família.
Foto: DodosD wikimedia commons
Labrador Retriever: Ativo por natureza, mas com forte apetite, tende a ganhar peso sem atividades físicas regulares. É um cão de porte médio-grande e muito inteligente, com um temperamento amigável e sociável. É leal, fácil de treinar e adora atividades ao ar livre, sendo excelente tanto como cão de família quanto de trabalho.
Foto: Erikeltic wikimedia commons
Dachshund: De porte pequeno e corpo longo, também tem uma forte tendência a ganhar peso. É um cão de pernas curtas, conhecido por sua coragem e personalidade marcante. É leal, curioso e tem um forte instinto de caça, além de ser afetuoso com a família.
Foto: katemil94 wikimedia commons
São Bernardo: É um cão de grande porte, forte e musculoso, conhecido por sua pelagem espessa e natureza gentil. É protetor, leal e muito afetuoso, tornando-se um excelente companheiro e cão de família.
Foto: Youtube/ Cão em Foco Educação Canina
Essas características são tendências gerais, mas é importante considerar que cada cachorro é único, e o peso saudável depende de uma dieta balanceada e exercícios adequados para o porte e a idade .
Foto: Imagem de Cyril por Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução redes sociais