Documentos históricos revelam novos detalhes sobre Chica da Silva

Um novo documentário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sobre Chica da Silva busca apresentar sua verdadeira história com base em documentos históricos.

Foto: Divulgação/TJMG

A produção foi lançada nesta terça-feira (25/02) e usou elementos como sua carta de alforria e um testamento inédito, que ainda aguarda restauração devido à sua fragilidade.

Foto: reprodução/youtube

O filme também contextualiza sua vida nas cidades mineiras onde viveu, como Diamantina, Serro, Milho Verde e Santa Luzia, ajudando a compreender melhor a sociedade da época.

Foto: reprodução/youtube

Além do documentário, a história de Chica da Silva está sendo revisitada em uma nova ópera da Fundação Clóvis Salgado (FCS).

Foto: secretaria de cultura-mg

Seguindo o modelo de montagens anteriores, a estreia ocorrerá em Diamantina antes de chegar ao Palácio das Artes (foto), em Belo Horizonte.

Foto: flickr - MTur Destinos

A música original está sendo composta por Marcus Viana, que já trabalhou com o tema na trilha da novela "Xica da Silva", da Rede Manchete.

Foto: Divulgação/Gláucia Rodrigues

O libreto é baseado no livro “Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito”, da historiadora Júnia Ferreira Furtado, que também colaborou no documentário do TJMG.

Foto: divulgação/amazon

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação/TJMG