De 'canalha' a 'vai me prender?': veja ataques de Bolsonaro ao STF

O presidente da República tem uma relação tumultuada com a Corte

Foto: Reuters

Alvos preferidos

Os alvos preferidos de Bolsonaro têm sido os ministros Alexandre de Moraes e o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Luís Roberto Barroso. (01/11)

Foto: Reuters

Acusou de pedofilia

Em julho de 2021, sem apresentar qualquer evidência e espalhando fake news, Bolsonaro disse que Barroso defendia a pedofilia e não deveria estar no STF. (02/11)

Foto: Reuters

"Otário"

No mesmo mês, o presidente também atacou Alexandre de Moraes, chamando-o de "otário", por causa de um inquérito que apurava a realização de atos antidemocráticos convocados por apoiadores do presidente. (03/11)

Foto: Reuters

"Sua hora vai chegar"

Em agosto de 2021, Bolsonaro foi incluído no inquérito das Fake News. Um dia depois declarou que Moraes era "a mentira em pessoa", o chamou de "ditatorial" e, em tom de ameaça, disse que "a hora do ministro chegaria". (04/11)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

Sobrou pro Barroso

No mesmo discurso, o presidente voltou a criticar Luís Roberto Barroso e disse que, assim com Moraes, o ministro "acusa todo mundo de tudo". (05/11)

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

"Defensores de Lula"

Em janeiro deste ano, Bolsonaro afirmou que os dois ministros são "defensores" de Lula. (06/11)

Foto: Reprodução | Redes Sociais

"Vai me prender?"

Em abril, o presidente tornou a criticar Moraes em uma nova tentativa de atacar, sem qualquer evidência, a segurança da votação eletrônica. "Vai me prender? Vai cassar meu registro?", questionou Bolsonaro em tom de provocação. (07/11)

Foto: Reuters

"TSE Futebol Clube"

Bolsonaro criticou o TSE, dizendo que o Tribunal virou um grupo fechado, o "TSE Futebol Clube". "O que se fala é lei." (08/11)

Foto: Estadão Conteúdo

"Canalha"

Durante manifestação do 7 de Setembro na avenida Paulista, em São Paulo, Bolsonaro chamou Moraes de "canalha" para uma aglomeração de simpatizantes do governo. (09/11)

Foto: SCO/STF

"Cale a boca!"

Em março desse ano, em tom de confronto, Bolsonaro chamou os ministros do STF de inimigos, voltou a fazer ameaças veladas à democracia e atacar às urnas eletrônicas. "Se não tem ideias, cale a boca! Bota a tua toga e fica aí sem encher o saco dos outros!" (10/11)

Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Acompanhe o Terra

Todos os dias trazemos notícias para mantê-lo informado. Acompanhe pelo site e nas redes sociais. (11/11)

Foto: Adriano Machado