Criador de 'Star Wars' vai lançar museu dedicado às artes narrativas em Los Angeles
O cineasta George Lucas, criador da saga "Star Wars" nos cinemas, marcou presença pela primeira vez na Comic-Con de San Diego, nos EUA.
Foto: Flickr - Gage Skidmore
Recebido com entusiasmo no fim de julho por milhares de fãs, o diretor apresentou o "Museu Lucas da Arte Narrativa", previsto para inaugurar em Los Angeles em 2026.
Foto: Divulgação
Com um custo estimado de US$ 1 bilhão, o local irá abrigar um vasto acervo de arte popular, obras de artistas renomados e itens raros de grandes produções.
Foto: Reprodução
"Coleciono arte desde que estava na universidade [...] Tenho feito isso por mais de 50 anos, e de repente pensei: o que vou fazer com tudo isso? Porque me recuso a vender", disse Lucas.
Foto: Wikimedia Commons/Kevin Payravi
Nascido em 1944, em Modesto, na Califórnia, George Lucas é uma das figuras mais influentes e revolucionárias da história do cinema.
Foto: Domínio Público
Inicialmente, ele sonhava em ser piloto, mas um grave acidente de carro durante a adolescência mudou seus planos e o aproximou do cinema.
Foto: Flickr - nicolas genin
Lucas se aprofundou na área estudando na Universidade do Sul da Califórnia (USC), onde fez amizade com outros cineastas notáveis, como Steven Spielberg e Francis Ford Coppola.
Foto: Wikimedia Commons/APK
Inclusive, sua estreia como diretor de longa-metragem veio em 1971 com "THX 1138", uma ficção científica de tom distópico baseada em um curta feito na universidade.
Foto: Reprodução
O sucesso real, porém, veio em 1973 com "Loucuras de Verão", um retrato nostálgico da juventude americana nos anos 1960, que lhe rendeu indicações ao Oscar e abriu portas para projetos mais ambiciosos.
Foto: Reprodução
Em 1977, Lucas revolucionou o cinema com "Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança", que combinava ficção científica, fantasia e aventura com efeitos visuais inovadores para a época.
Foto: Divulgação/LucasFilm
O filme se tornou um fenômeno cultural, impulsionou avanços tecnológicos e gerou uma das franquias mais lucrativas da história, expandida por continuações, prequelas, séries e produtos licenciados.
Foto: Divulgação/LucasFilm
Além da saga espacial, Lucas foi o criador e produtor da franquia Indiana Jones, desenvolvida em parceria com Steven Spielberg, iniciada em 1981 com "Caçadores da Arca Perdida".
Foto: Wikimedia Commons/Jarc12030
Além de seu trabalho criativo, Lucas é um visionário no campo da tecnologia cinematográfica.
Foto: Flickr - Joi Ito
Ele fundou a Industrial Light & Magic (ILM), que se tornou referência mundial em efeitos visuais, e a Lucasfilm Games, que evoluiu para a LucasArts, influente no mercado de videogames.
Foto: Flickr - Joey Gannon
Nos anos 90, Lucas voltou à cadeira de diretor para produzir a trilogia de prelúdio de Star Wars, começando com "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma", de 1999.
Foto: Divulgação/LucasFilm
Embora os filmes tenham dividido a opinião dos fãs e da crítica, eles foram um sucesso financeiro e exploraram ainda mais o potencial dos efeitos especiais digitais.
Foto: Reprodução
Em 2012, George Lucas vendeu a Lucasfilm para a Walt Disney Company por US$ 4 bilhões, marcando o fim de sua jornada como o principal guardião do universo Star Wars.
Foto: Reprodução
Fora das telas, Lucas é conhecido por seu trabalho filantrópico, especialmente na área da educação, destinando grande parte de sua fortuna a fundações e projetos sociais, como a George Lucas Educational Foundation.
Foto: Flickr - nicolas genin
Em 2006, começou a se relacionar com a empresária Mellody Hobson. Eles se casaram em 2013 e tiveram uma filha, Everest Lucas. Além dela, o diretor já era pai de outros três filhos adotivos.
Foto: Wikimedia Commons/Amanda Cogdon
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Flickr - Gage Skidmore