2 ANOS DE PANDEMIA: como ainda lidamos com a Covid-19

A Organização Mundial da Saúde anunciou o estado em 11 de março de 2020

Foto: Reuters

Primeiros casos

O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado em 26 de fevereiro de 2020, pouco mais de três meses após a descoberta da doença em Wuhan, na China. (01/14)

Foto: Reuters

Pandemia de coronavírus

Quando a OMS decretou a pandemia mundial de coronavírus, havia 121 mil infectados e 4,3 mil mortes no mundo. O Brasil tinha 52 casos da doença. (02/14)

Foto: Reuters

Primeiro óbito no país

Um homem de 62 anos foi a primeira vítima da Covid-19, em março. Com diabetes e hipertensão, consideradas fatores de risco da doença, ele morreu uma semana após os sintomas. (03/14)

Foto: Reuters

Isolamento e ruas vazias

As medidas restritivas foram impostas por Estados e Munícipios em março de 2020, deixando abertos apenas serviços essenciais - supermercados, farmácias e hospitais. As escolas adotaram as aulas online. (04/14)

Foto: Reuters

Colapso da saúde

O elevado número de internações levou ao colapso do sistema de saúde do país, com a falta de leitos, remédios e até oxigênio para os doentes. Muitos morreram na fila de espera por atendimento. (05/14)

Foto: Reuters

Mais de 4 mil mortos por dia

Em abril de 2021, o Brasil atingiu o pico de mortes causadas pela Covid-19. Chegaram a ser registrados mais de 4 mil óbitos em 24 horas. (06/14)

Foto: Reuters

Cemitérios sem valas

O país também enfrentou a falta de valas para enterrar as vítimas dessa pandemia devastadora. Sem coveiros para atender a demanda, familiares cavaram túmulos para enterrar seus parentes. (07/14)

Foto: Reuters

Polêmicas de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro comparou a doença a uma "gripezinha", atacou as medidas restritivas, negligenciou o uso de máscaras e a eficiência das vacinas, e defendeu tratamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19. (08/14)

Foto: Reuters

Início da vacinação

A vacina chegou ao país um mês após o início da vacinação no Reino Unido, primeiro país a imunizar sua população. Em janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans recebeu a 1ª dose da vacina produzida pelo Instituto Butantan. (09/14)

Foto: Reuters

CPI da Covid-19

O Senado instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar ações e omissões do governo federal. O relatório foi entregue meses depois, com 9 crimes atribuídos a Bolsonaro. Ainda não houve nenhum efeito prático. (10/14)

Foto: Agência Senado

Disseminação da Ômicron

Em novembro de 2021, a variante Ômicron, muito mais transmissível que as demais, chegou ao Brasil. Em um único dia, foram registrados 224 mil diagnósticos positivos. (11/14)

Foto: Reuters

650 mil mortes em 2 anos

Dois anos após o início da pandemia, o Brasil acumula 650 mil mortes por Covid-19, ficando atrás apenas dos EUA que somaram 958,4 mil. No mundo, mais de 6 milhões de pessoas morreram com a doença. (12/14)

Foto: Reuters

Alto índice de vacinação

O Brasil tem 73,02% da população com imunização completa. O país já vacina crianças e planeja a 4ª dose em pessoas consideradas de alto risco. Alguns estados já estão até desobrigando o uso da máscara em locais abertos. (13/14)

Foto: Estadão Conteúdo

Acompanhe o Terra

O Terra traz, diariamente, conteúdos para você se manter informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as nossas redes sociais. (14/14)

Foto: Reuters