Conheça todos os vencedores do Nobel de Literatura no Século XXI

A recente morte de Mario Vargas Llosa, gigante das letras latino-americanas e Nobel de Literatura de 2010, reacende os holofotes sobre os nomes que marcaram o século com suas obras e ideias.

Foto: power axle - XIII Prix Diálogo wikimedia commons

A Academia Sueca reconheceu talentos diversos, de diferentes culturas e estilos. Relembre agora todos os vencedores do Prêmio Nobel de Literatura no século XXI, começando pelo ano 2000.

Foto: Fundação Nobel wikimedia commons

2000 - O escritor sino-francês Gao Xingjian foi premiado por sua obra de forte impacto universal. Combinando teatro, prosa e filosofia oriental, destacou-se por livros como A Montanha da Alma, em que aborda exílio, liberdade e identidade.

Foto: Bibliothèques de l'Université de Provence - Gao Xingjian on Flickr

2001 - O britânico V. S. Naipaul foi reconhecido por sua narrativa precisa sobre os legados do colonialismo. Autor de Uma Casa para o Sr. Biswas, retratou deslocamentos culturais e conflitos de identidade em ex-colônias britânicas.

Foto: Faizul Latif Chowdhury - wikimedia commons

2002 - O húngaro Imre Kertész venceu o Nobel por transformar sua vivência nos campos de concentração em literatura. Em Sem Destino, descreve o Holocausto com uma linguagem seca, questionando liberdade, memória e o absurdo da existência.

Foto: Frankl Aliona wkikimedia commons

2003 - O sul-africano J. M. Coetzee foi premiado por sua prosa rigorosa e ética. Em obras como Desonra, analisa as tensões sociais, políticas e raciais da África do Sul com estilo direto e profundo.

Foto: Mariusz Kubik wikimedia commons

2004 - A austríaca Elfriede Jelinek recebeu o Nobel por sua escrita musical e crítica. Em livros como A Pianista, aborda opressão feminina, moralidade e violência, com linguagem densa e sarcástica, desafiando estruturas sociais e culturais.

Foto: Ghuengsberg wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: power axle - XIII Prix Diálogo wikimedia commons