Conheça o "país europeu" onde 1 a cada 3 moradores é brasileiro

Uma região que pertence a um país da União Europeia tem se destacado por abrigar a maior proporção de residentes brasileiros fora da Europa.

Foto: Nejc Soklič Unsplash

O lugar estabelece fronteira com o estado do Amapá e é separado do Brasil exclusivamente pela corrente do rio Oiapoque.

Foto: Isabela Kronemberger Unsplash

A conexão entre esses dois locais é facilitada por uma ponte que passa sobre o rio e interliga a cidade de Oiapoque à Saint-Georges-de-l’Oyapock. Acertou quem pensou na Guiana Francesa.

Foto: wikimedia commons Enji973

Segundo o Itamaraty, a Guiana Francesa é o segundo lugar na América do Sul com o maior número de brasileiros, ficando atrás apenas do Paraguai, que tem 254 mil.

Foto: wikimedia commons Cayambe

O levantamento do ministério também revela que, no total, existem 4,5 milhões de brasileiros vivendo fora do Brasil – o número é o maior desde 2009, quando eram 3,18 milhões brasileiros morando fora.

Foto: Rafaela Biazi Unsplash

O país estrangeiro com maior número de brasileiros é os Estados Unidos com 1,9 milhão, seguido de Portugal, com 360 mil.

Foto: Russell Butcher pexels

A Guiana Francesa aparece em 10º no ranking, atrás do Canadá, que conta com 133,2 mil brasileiros.

Foto: Daniel Joseph Petty pexels

Por outro lado, há países como Coreia do Norte, Micronésia, São Cristóvão e Neves, com apenas um brasileiro cada.

Foto: wikimedia commons (stephan)

Desde 1946, a Guiana Francesa é considerada uma região ultramarina da França localizada na costa nordeste da América do Sul.

Foto: wikimedia commons Cayambe

É o segundo maior território da França, atrás apenas da Córsega (foto), e é considerada a maior região ultramarina do país europeu.

Foto: wikimedia commons Giulia Arrighetti

“Ultramarino” significa que a Guiana é parte integrante da França e tem o mesmo status que qualquer outra região do país europeu, ou seja, os cidadãos da Guiana Francesa são cidadãos franceses e têm os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão francês.

Foto: Mathias Reding pexels

A região foi habitada por povos indígenas durante milhares de anos antes da chegada dos europeus, que desembarcaram lá por volta de 1604.

Foto: domínio público

Composta principalmente por floresta tropical, a Guiana Francesa tem Caiena como capital e maior cidade. Outras lugares de destaque são Saint-Laurent-du-Maroni e Kourou.

Foto: wikimedia commons Cayambe

A Guiana Francesa tem uma população de cerca de 260.000 pessoas. A maioria da população é de origem africana, mas há também uma minoria de origem europeia, indígena e asiática – e é claro, os brasileiros.

Foto: wikimedia commons Spotting973

A agricultura é a principal atividade econômica da Guiana Francesa e os principais produtos agrícolas são arroz, banana, cana-de-açúcar e café.

Foto: domínio público

O turismo é uma indústria crescente na Guiana Francesa e os principais destinos turísticos são as praias, a floresta tropical e o Centro Espacial Europeu de Kourou.

Foto: wikimedia commons Don-vip

Inclusive, o Centro Espacial Europeu de Kourou é o maior centro de lançamento de foguetes da Europa, usado para lançar satélites e espaçonaves.

Foto: wikimedia commons Don-vip

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Nejc Soklič Unsplash