Conheça as cidades com maior número de divórcios do Brasil

Municípios do Paraná lideram lista do IBGE

Foto: iStock

Dados do IBGE

Nesta quarta-feira, 27, o IBGE divulgou novos dados da Pesquisa de Registros Civis. A lista aponta 420 mil divórcios no Brasil apenas em 2022. Isso é quase a metade do número de casamentos no mesmo período, cerca de 970 mil.

Foto: Freepik

Estado da 'sofrência'?

Para o divórcio, o índice de separação nacional é de 2,5 a cada mil habitantes. Já no âmbito municipal, uma informação é curiosa: entre as 10 cidades mais 'separadeiras' do Brasil, 6 são no Paraná. Veja a seguir a lista

Foto: Reprodução/iStock/Rawf8

10. Nossa Senhora das Graças (PR)

O Paraná já começa a aparecer no top 10 desde a última colocação. Em Nossa Senhora das Graças, o índice é de 4 divórcios a cada mil habitantes. Isso é muito se comparado aos 4 mil habitantes do município.

Foto: Ansa

9. Serranópolis do Iguaçu (PR)

O município paranaense é mais um para a lista. Lá, a taxa é de 4,1 separações para cada mil habitantes. A cidade fica pertinho da divisa com a Argentina.

Foto: Kelly Sikkema na Unsplash

8. Inajá (PR)

Também no estado do Paraná, a cidade registrou um índice de 4,3 divórcios a cada mil habitantes em 2022.

Foto: iStock/Gerasimov174

7. Altamira do Paraná (PR)

Na cidade, moram apenas 3.590 pessoas, de acordo com o último censo do IBGE. No entanto, isso não a impediu de entrar na lista. Por lá, são 4,4 divórcios a cada mil habitantes.

Foto: Forbes

6. Jundiá (AL)

Do sul direto para o nordeste do Brasil, o município em Alagoas também figura essa lista. Em Jundiá, são 5 separações a cada mil habitantes.

Foto: iStock/simarik

5. Guaraíta (GO)

O quinto lugar entre os municípios com maior número de separações no Brasil é ocupado por Guaraíta. A cidade fica em Goiás e registrou 5,3 divórcios a cada mil habitantes.

Foto: iStock

4. Sagres (SP)

O estado de São Paulo também aparece nesse levantamento. Em Sagres, o número de divórcios foi alto: 5,5 a cada mil habitantes. Isso rendeu ao município o quarto lugar da lista.

Foto: Alto Astral

3. Reserva do Cabaçal (MT)

O top 3 da 'sofrência' começa com um município no estado do Mato Grosso. Em Reserva do Cabaçal, foram registrados 6 divórcios a cada mil habitantes.

Foto: istock

2. Iracema do Oeste (PR)

O Paraná volta para essa lista ocupando o segundo lugar entre as cidades mais 'separadeiras'. Por lá, são 6 separações legais a cada mil habitantes.

Foto: Zoriana Stakhniv / Unsplash

1. Ivatuba (PR)

O primeiríssimo lugar fica para Ivatuba, também no Paraná. A cidade com o maior número de divórcios do Brasil registrou 7 separações a cada mil habitantes!

Foto: iStock

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Imagem ilustrativa/Freepik