Varíola dos macacos: o que se sabe sobre doença que deixa Europa em alerta

Surto da doença preocupa autoridades sanitárias

Foto:

Surto na Europa

Mais de cem casos de varíola dos macacos foram identificados em cinco países europeus. O surto intriga os médicos, mas calma: o vírus é mais leve, e de baixa mortalidade. (01/10)

Foto: Reuters

O que é essa doença

A varíola dos macacos é uma infecção viral descoberta e 1958, quando macacos de laboratório contraíram doença semelhante à varíola. (02/10)

Foto: BBC News Brasil

Duas cepas principais

Essa doença é comum na África Central e na África Oriental, com duas cepas principais: a do Congo, com até 10% de mortalidade, e a da África Ocidental, de baixa mortalidade. (03/10)

Foto: Reuters

Duração

Normalmente, a varíola dos macacos tem duração de duas a quatro semanas. Os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção. (04/10)

Foto: Pixabay

Quais são os sintomas

Febre, dores de cabeça e nas costas, dores musculares, exaustão e linfonodos inchados estão entre os principais sintomas. Erupções cutâneas podem surgir após o período febril. (05/10)

Foto: Pixabay

Formas de infecção

A infecção ocorre de diversas formas: mordida ou arranhão de um animal infectado; contato direto com alguém infectado; ou contato com roupas de cama ou roupas contaminadas. (06/10)

Foto: Reuters

Formas de transmissão

O vírus entra no corpo através de lesões nas membranas mucosas (olhos, nariz ou boca), no trato respiratório e pelas gotículas respiratórias - este em caso de contato próximo prolongado. (07/10)

Foto: Pixabay

OMS em estado de alerta

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os casos mais recentes são da variante do Congo e notificados, na maior parte, em gays e bissexuais. (08/10)

Foto: Reuters

Tratamento ou prevenção?

Não há tratamento específico para a doença, que desaparece por conta própria. Mas acredita-se que a vacinação contra a varíola seja eficaz na prevenção à varíola dos macacos. (09/10)

Foto: Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você ficar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (10/10)

Foto: Forbes