Qual é a substância da Amazônia que pode impedir avanço de câncer

Pigmento produzido por bactéria impede que células malignas se espalhem

Foto: Reprodução/scitechdaily

Substância promissora

Uma bactéria do Rio Negro produz uma substância natural, a violaceína, que pesquisadores consideram promissora no combate ao câncer, por evitar a metástase do tumor colorretal. (01/07)

Foto: Divulgação/Portal Amazonas

Avanço importante

O câncer colorretal geralmente é descoberto já em estado avançado, o que dificulta o tratamento. É o segundo tipo de câncer mais incidente em homens e mulheres. (02/07)

Foto: Reprodução/iStock

Violaceína

A estudante Patrícia Souza (foto), da Unicamp, descobriu que a violaceína tem a habilidade de diminuir ou bloquear a ação de proteínas que permitem o crescimento do tumor e a metástase. (03/07)

Foto: Reprodução

Sem passagem

Conforme o estudo, a violaceína desliga vias ou rotas metabólicas que são importantes para manter o tumor vivo, impedindo também sua disseminação pelo corpo. (04/07)

Foto: Reprodução/Giphy

A pesquisa continua

O estudo agora tenta identificar os principais agentes do tumor que geram a piora dos pacientes. Além de desligá-los, isso também forneceria informações para a produção de remédios. (05/07)

Foto: Saúde em Dia

Outros estudos

Essa substância é produzida pela bactéria Chromobacterium violaceum. A ação dela já foi estudada em outros tipos de câncer, como a leucemia, de próstata, pâncreas e mama. (06/07)

Foto: Reprodução/researchgate

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (07/07)

Foto: Forbes