Cidades da Idade Média que mantêm cenários originais atraem levas de turistas

Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

A Idade Média deixou uma forte herança cultural que se manifesta na arquitetura e no urbanismo. Algumas cidades pelo mundo ainda preservam o estilo medieval e atraem turistas justamente por proporcionarem uma "viagem ao passado". Outras remontam até mesmo a tempos mais antigos e também encantam com centros históricos preservados.

Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

Bruges (Bélgica) - Fica na região de Flandres e foi fundada no século 11. Com cerca de 119 mil habitantes, a cidade é o destino mais visitado do país, com mais de três milhões de turistas por ano, superando a capital Bruxelas.

Foto: Hans Hillewaert / Wikimedia Commons

Carcassona (França) - Fica no sul do país, na região de Carcassonnais, próximo à fronteira com a Espanha. Há registros de ocupação desde 3.000 anos a.C, mas a cidade se desenvolveu na era medieval. Atualmente, tem cerca de 49 mil residentes.

Foto: Chensiyuan / Wikimedia Commons

Dubrovnik (Croácia) - A cidade costeira está situada no sul do país, na região da Dalmácia, que também reúne territórios da Bósnia Herzegovina e de Montenegro, no litoral leste do mar Adriático. Inaugurada no século 7, tem cerca de 28 mil moradores.

Foto: Tromber / Wikimedia Commons

Estrasburgo (França) - Fica no leste do país, perto da fronteira com a Alemanha. O século I a.C. marcou a fundação da cidade, que inicialmente foi dominada por celtas e romanos até ser incorporada ao Império Franco no século V (quando historicamente começa a Idade Média). Sua população é de aproximadamente 270 mil habitantes.

Foto: Jonathan Martz / Wikimedia Commons

Florença (Itália) - Fica na Toscana, sendo a maior cidade dessa região e uma das mais belas do mundo. Fundada em 396 a.C, foi pulsante na Idade Média e abrigou grandes nomes do Renascimento Italiano, período entre os séculos 14 e 15 que marcou justamente a transição para a Idade Moderna. Tem cerca de 347 mil habitantes.

Foto: PROPOLI87 / Wikimedia Commons

Ghardaia (Argélia) - Capital comercial do ‘Vale do Mzab' e da província que leva o mesmo nome. Fundada no século 11, tem hoje cerca de 102 mil moradores.

Foto: Takiva / Wikimedia Commons

Kotor (Montenegro) - Habitada desde a Roma Antiga (quando se chamava Ascrívio), fazia parte da província da Dalmácia.Sua capital, também chamada de Kotor, é conhecida pelos belos fiordes no Mediterrâneo. Tem cerca de 22 mil habitantes.

Foto: T.Abdullayev / Wikimedia Commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons