Pesquisa mostra nomes de grandes cidades que enrolam a língua dos estrangeiros

Uma curiosa pesquisa realizada em 2023 pelo site de jogos WordTips concluiu que o Rio de Janeiro é o nome de grandd cidade que os estrangeiros têm mais dificuldade para pronunciar.

Foto: Reprodução

Os pesquisadores usaram dados do Forvo, um dicionário digital de pronúncias.

Foto: Site Logopédia

Quem tem dúvidas sobre como dizer uma palavra pode recorrer ao Forvo para conhecer a pronúncia correta.

Foto: Luisella Planeta LOVE PEACE por Pixabay

O Rio foi a megalópole (com mais de 100 mil habitantes) que exigiu maior número de cliques por parte dos usuários.

Foto: Mike Swigunski Unsplash

Foram 7 milhões de 'plays'. Muita gente repetia e repetia de novo o clique para verificar certinho como dizer Rio de Janeiro

Foto: Imagem de Natalie White por Pixabay

Veja agora outras cidades grandes que completam a lista das 10 mais buscadas para verificação de pronúncia. E , por curiosidade, a origem do nome do lugar.

Foto: Tomaz Silva/Agencia Brasil

Dublin - Capital da Irlanda - Dublin deriva do irlandês “Dubh Linn”, que significa “lago negro”, referência a uma lagoa escura formada na confluência de rios onde se fixaram vikings no século IX. Mais tarde, o nome foi adaptado para o uso em inglês.

Foto: ronan darby pixabay

Londres - Capital da Inglaterra - Dublin deriva do irlandês “Dubh Linn”, que significa “lago negro”, referência a uma lagoa escura formada na confluência de rios onde se fixaram vikings no século IX. Mais tarde, o nome foi adaptado para o uso em inglês.

Foto: David Mark por Pixabay

Edimburgo - Capital da Escócia - Edimburgo tem origem no termo “Din Eidyn”, que em bretão antigo significa “fortaleza de Eidyn”, um antigo reino do norte. Com a chegada dos anglos, “Din” virou “burgh”, significando “cidade fortificada”.

Foto: Cameron Gibson Unsplash

Buenos Aires - Capital da Argentina - Buenos Aires recebeu o nome completo de “Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Santa María del Buen Ayre”, em homenagem à padroeira dos navegadores. “Buen Ayre” referia-se aos bons ventos que conduziam os navios.

Foto: Youtube/ 4K DRIVE

Melbourne - Cidade na Austrália, a 662 km da capital Camberra

Foto: Imagem free de Rolf Loosli por Pixabay

Medellín - Cidade na Colômbia, a 416 km da capital Bogotá - Medelín foi batizada em honra à cidade espanhola de Medellín, na Estremadura, terra natal do conquistador Hernán Cortés. O nome da cidade espanhola, por sua vez, remonta ao latim “Metellinum”, da época romana.

Foto: Luis Pérez wikimedia commons

O Forvo foi lançado em 2011 e continua com sua sede na cidade de San Sebastián (também chamada Donostia), na região do País Basco, Espanha .

Foto: Imagem de Iñigo Ibisate por Pixabay

É atualmente reconhecido como o maior dicionário de pronúncias online, com milhões de gravações feitas por falantes nativos em centenas de idiomas .

Foto: reprodução

Todas as pronúncias gravadas são feitas por pessoas nativas que falam determinada língua.

Foto: Imagem de Sofia Terzoni por Pixabay

Os participantes fazem votação para escolher as melhores pronúncias, que reproduzam de forma mais fiel cada palavra.

Foto:

As palavras também passam por revisões e podem ser editadas por voluntários do site.

Foto: site dicionário criativo

Em 2019, alterou sua política de licenciamento, deixando de ser Creative Commons .

Foto: Reprodução site Forvo

Desde 2021, um concorrente do Forvo vem crescendo bastante: O Lingua Libre. Este site permite que pessoas descarreguem livremente as pronúncias.

Foto: Marc Brouillon WMFr - Wikimédia Commons

O Lingua Libre é um projeto da Wikimedia France, totalmente livre e colaborativo, com os áudios sob licença Creative Commons (CC BY-SA 4.0), o que permite reutilização em projetos como a Wikipédia e Wikidata.

Foto: Reprodução wikimedia france

Uma diferença marcante é que o Lingua Libre permite gravar centenas de palavras em sequência de forma rápida, enquanto o Forvo exige gravação individual de cada item.

Foto: Reprodução do Lingua Libre

E o Rio de Janeiro recebeu esse nome em 1º de janeiro de 1502, quando os portugueses chegaram à baía e pensaram que se tratava da foz de um grande rio. Assim, chamaram o local de “Rio de Janeiro”, por causa da data e da geografia.

Foto: Imagem de chulhwan yoon por Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução