CEO de agência de viagens xinga cliente e renuncia ao cargo

Foto: divulgação

Depois de ter surtado contra os próprios clientes, o CEO da empresa “Hurb” (antiga Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (24/04). Quer entender toda a treta? O Flipar te explica nessa galeria!

Foto: divulgação

A Hurb já vinha acumulando uma sequência grande de queixas referentes a viagens vendidas durante a pandemia. No modelo de venda, o consumidor podia apresentar três opções de datas para embarcar.

Foto: divulgação

O site conseguia seduzir muitos consumidores a pagarem preços extremamente baixos em viagens para destinos de primeira linha.

Foto: divulgação websummit

Tinham pacotes com passagem e hospedagem para passar uma semana no Japão saindo por 2 mil reais, por exemplo.

Foto: Stuart Bailey por Pixabay

Acontece que milhares de pessoas disseram que não estavam conseguindo marcar as viagens. Só nos últimos seis meses, constam pelo menos 30 mil reclamações contra a empresa no site “Reclame Aqui”.

Foto: Divulgação

Alegando que não estavam mais recebendo pagamentos da plataforma, diversos hotéis e pousadas começaram a mandar emails para os hóspedes avisando que não aceitariam mais clientes da “Hurb”.

Foto: ming dai por Pixabay

Na semana passada, o CEO da empresa, João Ricardo Mendes, vazou dados pessoais de um cliente que havia reclamado na internet por não ter suas passagens aéreas emitidas.

Foto: reprodução youtube

O empresário fez uma ligação para um cliente da empresa, que fazia parte de um grupo de viagens no WhatsApp, e disse coisas como: “Puxei sua capivara toda, não sabe nem falar seu retardado, bundão. (...) Fica satisfeito de não viajar. Tá arriscado alguém bater nessa m* da sua casa hoje seu otário”.

Foto: reprodução

O vídeo do CEO rapidamente circulou nas redes e diversos internautas ficaram revoltados com a atitude do cara.

Foto: reprodução twitter

E não parou por aí: depois de ameaçar o cliente, João Ricardo ainda disse que ele mesmo iria cancelar a viagem do rapaz.

Foto: reprodução

Depois disso, João pergunta a um funcionário do Hurb que aparece no vídeo “José José José, o que que ele ganhou, seu José?”, e então o funcionário responde: “Uma coisa mole que se ele botar a mão fica dura”.

Foto: reprodução

Não bastasse a piadinha de mal gosto, João Ricardo ainda expôs o cliente divulgando CPF, email, número do cartão, data de nascimento e o número de celular dele no grupo.

Foto: reprodução twitter

O próprio cliente divulgou tudo nas redes sociais.

Foto: reprodução twitter

Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), expor dados de clientes é crime e pode gerar uma multa de até 2% do faturamento da empresa.

Foto: Hnnng - pixabay

Uma pessoa do grupo chegou a pedir para João Ricardo apagar os dados e ele responde que “é para quem quiser passar trote”.

Foto: reprodução youtube

O próprio cliente que foi exposto publicou as ameaças no Twitter e criou um grupo no Facebook chamado “Prejudicados do Hotel Urbano”. O grupo já conta com mais de 24 mil membros.

Foto: reprodução facebook

Essa não foi a primeira vez que o CEO fez um vídeo ironizando a insatisfação dos clientes. No dia 11/04, João Ricardo publicou um vídeo em sua página no LinkedIn em que aparece “pisoteando” uma faixa contendo reclamações contra a empresa.

Foto: reprodução youtube

Nesta segunda-feira (24/04), o empresário divulgou uma carta em que admitia ter cometido erros. "Esses recentes acontecimentos, na verdade, foram erros do "João Ricardo Mendes" e não de uma companhia inteira que é muito maior do que eu", finalizou.

Foto: divulgação

Quem vai assumir o cargo interinamente é Otávio Brissant, chefe do Conselho Administrativo da empresa.

Foto: divulgação

João Ricardo ainda segue como fundador e principal acionista da empresa. Ele disse que pretende tirar uma licença para “aprender como liderar”.

Foto: divulgação

A “Hurb” começou a atuar como agência online de viagens há 14 anos, ainda como “Hotel Urbano”, e fez um sucesso estrondoso no Brasil durante muito tempo.

Foto: divulgação

O maior trunfo do site era conseguir parcerias com hotéis, pousadas e companhias aéreas, o que permitia a prática de preços acessíveis aos consumidores.

Foto: Oleksandr Pidvalnyi pexels

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: divulgação