Cânion gigante é descoberto nas profundezas do Mar Mediterrâneo

Pesquisadores do instituto de pesquisas Geological Survey of Israel (GSI), em Israel, encontraram um grande desfiladeiro debaixo d'água no leste do Mediterrâneo, com a ajuda de análises geofísicas.

Foto: reprodução youtube

O cânion data de cerca de 6 milhões de anos, ou seja, desde o começo do período Messiniano.

Foto: reprodução youtube

Esse período foi marcado por um evento geológico chamado crise de salinidade messiniana, que afetou vários sistemas naturais, como a hidrosfera, a biosfera, a litosfera e a atmosfera.

Foto: wikimedia commons Paubahi

O Mediterrâneo é o maior mar do Atlântico e fica situado entre Europa, Ásia e África, cobrindo uma área de 2,5 milhões de km², estendendo-se do estreito de Gibraltar até a costa ocidental do Oriente Médio.

Foto: domínio público

O cânion, conhecido como Eratóstenes, tem cerca de 10 quilômetros de largura e 500 metros de profundidade.

Foto: reprodução youtube

Ele está localizado na Bacia do Levante, perto do monte submarino chamado Eratóstenes, que deu nome ao desfiladeiro.

Foto: Manfred Werner (Tsui) wikimedia commons

No começo do período Messiniano, um cânion se formou no fundo do Mar Mediterrâneo. Isso aconteceu antes de o sal ser depositado, quando o nível do mar baixou.

Foto: reprodução youtube

O que ocorreu foi que, devido ao movimento das placas tectônicas, o Mediterrâneo ficou separado do Oceano Atlântico, fechando a conexão entre os dois.

Foto: Vyacheslav Argenberg wikimedia commons

Como resultado, algumas áreas do Mediterrâneo chegaram a ficar sem água por cerca de 700 mil anos.

Foto: freepik

À medida que o nível do mar baixava, as correntes salgadas começavam a se mover mais rapidamente que a água ao redor. Isso fez com que elas desgastassem lentamente o fundo do mar, criando barrancos profundos com centenas de metros de profundidade ao longo das bordas mais inclinadas do Mar Mediterrâneo.

Foto: Konstantin Dyadyun unsplash

Os cientistas afirmam que essa nova evidência apoia a ideia de que pelo menos parte da erosão nas bordas dos continentes aconteceu debaixo d'água, pouco antes do sal começar a se acumular no fundo do mar.

Foto: reprodução youtube

“Nós defendemos que o aumento da salinidade no início da crise e uma possível queda limitada do nível do mar teriam desencadeado correntes gravitacionais, desestabilizando a margem continental e escavando o fundo do mar onde quer que fosse íngreme o suficiente”, disseram os autores da pesquisa.

Foto: reprodução youtube

Os cânions proporcionam visuais impressionantes e o Brasil não fica de fora dos lugares contemplados por essa beleza natural. Veja agora cinco cânions incríveis em território nacional!

Foto: montagem / wikimedia commons

Cânion do Xingó, Sergipe: Esse cânion fica localizado no Rio São Francisco, entre os estados de Alagoas e Sergipe, no nordeste do Brasil. Seus paredões imponentes chegam a atingir até 50 metros de altura!

Foto: Bianca Manuela Lúcio Arcanjo wikimedia commons

Uma das melhores formas de explorar o cânion é por meio de passeios de catamarã, que permitem aos visitantes navegar pelas águas tranquilas do rio enquanto apreciam a grandiosidade das formações rochosas e a beleza natural ao redor.

Foto: Washington Moraes wikimedia commons

Cânion Itaimbezinho, Rio Grande do Sul e Santa Catarina: O cânion é uma das atrações mais impressionantes do Parque Nacional Aparados da Serra, localizado na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Foto: Ricardo Freitas wikimedia commons

Com cerca de 5,8 km de extensão e paredes verticais que chegam a atingir até 720 metros de altura, o cânion oferece uma vista espetacular da imensidão da natureza. Os visitantes ainda podem fazer uma trilha e observar a paisagem de cima de um mirante!

Foto: Ricardo Freitas wikimedia commons

Cânion Fortaleza, Rio Grande do Sul: Outro desfiladeiro do Parque Nacional da Serra Geral, o Cânion Fortaleza conta com falésias que chegam a atingir até 400 metros de altura!

Foto: Guilherme Nunes Serafina wikimedia commons

Com 7 km de extensão, o cânion conta com trilhas, mirantes e pontos famosos, como a Cachoeira do Tigre Preto e a curiosa Pedra do Segredo.

Foto: Geomape wikimedia commons

Cânion Guartelá, Paraná: É uma das principais atrações naturais do estado do Paraná, no sul do Brasil. Localizado no município de Tibagi, o cânion é considerado o sexto maior do mundo em extensão e oferece uma paisagem deslumbrante, com paredes de arenito que chegam a alcançar até 450 metros de altura.

Foto: domínio público

Os turistas que vão ao cânion ainda podem visitar o Parque Estadual do Guartelá, uma área de preservação ambiental que abriga uma diversidade impressionante de flora e fauna.

Foto: Bruno Bastos de Oliveira wikimedia commons

Cânion do Rio Espalhado, Bahia: Localizado no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, Bahia, o Cânion do Rio Espalhado é um verdadeiro paraíso natural que atrai aventureiros e amantes da natureza de todo o mundo.

Foto: Carlacon75 wikimedia commons

A principal atração do cânion é a Cachoeira do Buracão, uma queda d'água de 85 metros que se despenca em um poço cristalino de 20 metros de diâmetro.

Foto: Rodolfo Bazetto wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: reprodução youtube