Quem é Wilker Leão, youtuber que foi puxado pela gola por Bolsonaro?

Provocação ao presidente deu início à confusão

Foto: Reprodução/Instagram/@wilkerleaods

"Tchutchuca do Centrão"

Um youtuber provocou o presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta, 18, chamando-o de "tchutchuca do centrão". Bolsonaro desceu do carro para ir atrás do rapaz e tentar tirar o celular da mão dele. (01/09)

Foto: CartaCapital

A poeira baixou...

... e, depois da truculência, Jair conversou com o youtuber por alguns minutos. Eles falaram sobre mudanças na lei da delação premiada, orçamento secreto e posse de armas, por exemplo. (02/09)

Foto: Reprodução/Youtube

Conteúdo recorrente

O youtuber é Wilker Leão, que costuma ficar na saída do Alvorada para entrevistar as pessoas que esperam por políticos ali. O conteúdo é gravado e postado em suas redes sociais. (03/09)

Foto: Reprodução/Youtube

Não foi a primeira vez

Esta não foi a primeira vez que Leão enfrentou Bolsonaro. Em um vídeo com data de abril, ele reclama das tarefas de cabos no Exército, mas é rechaçado pelo presidente. (04/09)

Foto: Reprodução/Instagram/@wilkerleaods

Oposição a todos

Leão não provoca apenas bolsonaristas. Em vídeos publicados no YouTube, é recorrente vê-lo fazer provocações semelhantes a petistas também. (05/09)

Foto: Reprodução/Youtube

Vídeos desde 2020

O canal de Leão no YouTube tem 16 mil inscritos. O objetivo consta na descrição do canal: "Promover discussão acerca de tudo que está relacionado a esse universo político e militar". (06/09)

Foto: Reprodução/Instagram/@wilkerleaods

Militar e advogado

Ele diz ser cabo do Exército desde 2014, auxiliar da Assessoria Jurídica da Secretaria de Economia e Finanças do Exército desde 2015 e também advogado. (07/09)

Foto: Reprodução/Instagram/@wilkerleaods

Leão publicou...

... o vídeo que estava gravando no momento da confusão com Jair e seus seguranças. Ele disse que o chamou de "tchutchuca do centrão" porque é a única forma de conversar com o presidente. (08/09)

Foto: Reprodução/Instagram/@wilkerleaods

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (09/09)

Foto: Reuters