Serere Xavante: quem é o indígena bolsonarista cuja prisão motivou ataques no DF

Bolsonaristas incendiaram ônibus e tentaram invadir PF

Foto: Reprodução

Prisão

Serere Xavante foi preso pela Polícia Federal na segunda, 12, por ordem de Alexandre de Moraes, ministro do STF. A prisão temporária foi determinada após pedido da Procuradoria-Geral da República. (01/08)

Foto: Reprodução

Crimes e atos antidemocráticos

Segundo o STF, Serere Xavante se utiliza da posição de cacique para arregimentar aliados com o objetivo de cometer crimes em atos antidemocráticos. (02/08)

Foto: Reprodução

Onda de violência

A prisão do indígena foi o estopim para a onda de violência que marcou a noite em Brasília. Vândalos incendiaram veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal em Brasília. (03/08)

Foto: Ueslei Marcelino

Indígena e evangélico

Serere se apresenta como líder indígena xavante e pastor missionário evangélico, e é considerado próximo do presidente Jair Bolsonaro. (04/08)

Foto: Reprodução

Na política

Em 2020, o indígena tentou a prefeitura de Campinápolis (MT), pelo Novo. Em 2004, ele já havia tentado cargo de vereador na cidade de Nova Xavantina, e só conseguiu a suplência. (05/08)

Foto: Redes sociais

Críticas às urnas e Lula

Em 2022, Serere se destacou nos atos antidemocráticos e por criticar as urnas. "TSE roubou os votos para Lula, houve crime eleitoral. O ministro Alexandre de Moraes é bandido", escreveu nas redes. (06/08)

Foto: Reprodução

Decisão judicial

Moraes destacou que a prisão de Serere se fundamentou na "necessidade de garantia da ordem pública" e que havia suposta prática dos crimes de "ameaça", "perseguição" e "abolição violenta" da democracia. (07/08)

Foto: Reuters

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (08/08)

Foto: Ueslei Marcelino