Quem é Alexandre Ramagem, alvo de operação da PF

Conheça mais sobre o aliado de Jair Bolsonaro que já esteve no comando da Abin

Foto: Estadão Conteúdo

Alvo da PF

Nesta quinta-feira, 25, equipes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados a suspeitos de participar de um esquema na Abin. Um dos alvos é Alexandre Ramagem. Quem é ele?

Foto: Polícia Federal

Esteve à frente da Abin

Ramagem esteve à frente da Abin como diretor-geral no período em que servidores teriam utilizado a estrutura estatal para localizar os alvos da espionagem, entre julho de 2019 e abril de 2022.

Foto: Reprodução/Agência Senado

Relação com Bolsonaro

Próximo da família do ex-presidente, foi Ramagem quem chefiou a segurança pessoal de Jair Bolsonaro depois da facada que o ex-presidente levou em 2018.

Foto: Reprodução/Instagram/@delegadoramagem

Vetado no comando da PF

Em 2020, o ex-delegado da PF chegou a ser nomeado para o cargo de diretor-geral do órgão, mas foi impedido de assumir o cargo por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), poucas horas antes da cerimônia de posse.

Foto: Reprodução/Instagram/@delegadoramagem

Deputado

Foi eleito Deputado Federal pelo PL no Rio de Janeiro em 2022. Na Câmara, foi um dos vice-líderes do partido e se tornou titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e do Conselho de Ética.

Foto: Reprodução/Instagram/@delegadoramagem

Intenções

Ramagem é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para se candidatar à prefeitura do Rio de Janeiro. "Ramagem, a princípio, é o nosso candidato no Rio de Janeiro", sinalizou Bolsonaro, em outubro passado, durante evento.

Foto: Reprodução/Instagram/@delegadoramagem

Acompanhe o Terra

O Terra produz conteúdos diariamente para te informar. Acesse o site e as nossas redes sociais.

Foto: Estadão Conteúdo