Nivia Sampaio, de 42 anos, viralizou ao postar sua imagem como se fosse Janja, a primeira-dama do Brasil.
Foto: Reprodução redes sociais
Ela, inclusive, tem um parceiro barbudo imitando Lula e usou um bicho de pelúcia para simbolizar a cadela de estimação Resistência, adotada pela primeira-dama.
Foto:
Há muitos comentários sobre a semelhança de Nívia com Janja e um internauta brincou dizendo que, na verdade, era Janja disfarçada de Janja para não ser incomodada. À esquerda, Nívia; à direita, Janja.
Foto: Reprodução redes sociais / montagem
Janja é a primeira-dama do Brasil desde 1 de janeiro, com a posse de Lula.
Foto: Instagram @janjalula
Ela tem participado de diversos eventos oficiais e esteve com Lula na viagem aos Estados Unidos, para o encontro com o presidente americano Joe Biden. Conheça mais sobre ela.
Foto:
Rosângela Lula da Silva nasceu em União da Vitória, cidade pequena no interior do Paraná, em 27 de agosto de 1966. Portanto, a futura primeira-dama tem 56 anos.
Foto: Instagram @janjalula
Ela é filha de um comerciante com uma dona de casa e tem um irmão mais velho. A família se mudou para Curitiba quando Janja ainda era criança. Aos 17 anos, em 1983, ela se filiou ao PT, onde está até hoje. Ela se considera "petista de carteirinha".
Foto: Instagram @janjalula
Em 1990, com 23 anos, ela entrou no curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Depois, se especializou em História na mesma instituição e fez MBA em Gestão Social e Sustentabilidade.
Foto: Instagram @janjalula
Entre 1995 e 1996, Janja trabalhou no corpo docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), também no Paraná.
Foto: Instagram @janjalula
Ainda nos anos 1990, ela ajudou a organizar caravanas pelo Paraná, para ouvir a população e traçar metas de ajuda. No período, ela era uma das líderes do PT na Assembleia Legislativa do Paraná.
Foto: Instagram @janjalula
Em 2005, ela ingressou na Usina Hidrelétrica de Itaipu, também no Paraná, onde teve um cargo administrativo até 2012, quando foi trabalhar como assessora de comunicação da Eletrobras, no Rio de Janeiro. Em 2016, Janja voltou para Itaipu, onde ficou até 31 de dezembro de 2019.
Foto: Instagram @janjalula
Janja e Lula já se conheciam há décadas, por conta da militância do PT. Eles começaram a se relacionar em 2018, quando o então ex-presidente foi preso, condenado por corrupção.
Foto: Instagram @janjalula
Janja foi visitá-lo na cadeia algumas vezes, em Curitiba, ou seja, perto da casa dela. Também no período, a socióloga escreveu cartas de amor para Lula. Ela também enviou alimentos para Luiz Inácio.
Foto: reprodução instagram
A data exata do início do namoro não é unanimidade entre os jornalistas, mas é fato que eles começaram mesmo em 2018. Lula ficou preso de 7 de abril daquele ano até 8 de novembro de 2019, após ter sua prisão derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, o STF, entidade máxima da Justiça no Brasil.
Foto: Instagram @janjalula
Também em 2019, enquanto Lula ainda estava preso, o economista Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, falou que Lula estava apaixonado e planejava se casar caso conseguisse deixar a cadeia.
Foto: Valter Campanato - Wikimédia Commons
Dito e feito: Lula e Janja se casaram em maio de 2022 e, antes da eleição de Lula, estavam morando em São Paulo.
Foto: Lula Oficial - Ricardo Stuckert - Flickr
Em 26 de setembro de 2022, ela organizou um evento ao lado da classe artística, que apoiou em peso a eleição de Lula. Foi considerado o último "grande ato" antes do primeiro turno, que também terminou com vitória do marido dela.
Foto: Instagram @janjalula
Antes disso, em maio, Janja apresentou o novo jingle de "Lula lá", repetindo a música que o popularizou em outras eleições. Rosângela também participou de vários comícios ao lado do marido.
Foto: Youtube Canal Record News
Um deles, o mais importante, foi o da vitória, na noite de 30/10. Ela disse que quer marcar presença do longo do mandato do marido e lutar pelos direitos das mulheres.
Foto: Youtube Canal Poder 360
Lula foi eleito presidente pela terceira vez. As outras foram em 2002 e 2006, todas também no segundo turno. Na primeira, ele venceu José Serra e na segunda Geraldo Alckmin, ambos do PSDB. Curiosamente, Alckmin hoje é vice de Lula.
Foto: reprodução Instagram
Nos pleitos de 2010 e 2014, Lula apoiou Dilma Rousseff, que foi eleita e depois reeleita, mas sofreu impeachment, assumindo o vice dela, Michel Temer. Em 2018, Lula, então preso, apoiou Fernando Haddad, que ficou em segundo, só atrás de Jair Bolsonaro..
Foto: Roberto Stuckert Filho wikimedia commons
A eleição de 2022 foi a mais apertada desde a redemocratização do Brasil. Lula teve pouco mais de 60.345.99 milhões de votos (50,9%) contra pouco mais de 58 milhões de Bolsonaro (49, 1%).
Foto: www.instagram.com/lulaoficial www.instagram.com/jairmessiasbolsonaro
Desde que a reeleição tornou-se possível no Brasil, Jair Bolsonaro foi o único que não conseguiu ser eleito novamente. Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma foram reeleitos.
Foto: Reprodução TV
Durante o mandato de Bolsonaro, a primeira-dama do Brasil foi Michelle. Eles estão casados desde 2007 . J
Foto: Carolina Antunes wikimedia commons
Já Lula foi casado outras duas vezes. Quando foi presidente, o casamento era com Marisa Letícia (foto), que faleceu em 2017.
Foto: Comunidade Cristã Paz e Vida - Flickr
Lula tem 77 anos. Um dos fundadores do PT, foi presidente do partido. Ele é pernambucano e tem forte reduto eleitoral no Nordeste, entre os mais pobres e na classe artística.
Foto: Reprodução de TV
Ele cumprirá mais quatro anos de mandato, tendo 37 ministérios.
Foto: Instagram @janjalula
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Freepik