Janja nas redes sociais e a cutucada em Bolsonaro
Foto: Reprodução redes sociais
A primeira-dama Janja Silva está sempre ligada na internet, postando novidades nas redes sociais. E gravou mensagem com o chef de cozinha João Diamante, escolhido para assinar o menu do banquete oferecido a chefes de estado pelo presidente Lula neste 30/5.
Foto: Reprodução redes sociais
A primeira-dama dá sempre o que falar na web. Mas você soube do vídeo publicado no dia 18/5, em que ela alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro? O FLIPAR mostrou e republica para quem não viu.
Foto: Instagram @janjalula
A intenção do vídeo era conscientizar a população acerca do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.
Foto: reprodução redes sociais
Ao embarcar no tema, a socióloga fez referência a um comentário feito por Bolsonaro em outubro de 2022, no qual ele afirmou ter "pintado um clima" com adolescentes venezuelanas.
Foto: reprodução redes sociais
Janja introduziu o assunto principal do vídeo dizendo que é “essencial conscientizar a população sobre o assunto" e logo em seguida emendou: “Afinal, não existe ‘pintar um clima’ entre um adulto e uma criança”.
Foto: reprodução redes sociais
No mesmo dia, o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, já havia ironizado a fala do ex-presidente quando disse não querer que os jovens presentes no evento vivam “em um mundo em que o representante diga que ‘pintou um clima’ com adolescentes”.
Foto: reprodução tv senado
Desde que o presidente Lula assumiu o poder, a primeira-dama tem sido presença constante nas redes sociais, seja virando meme, sendo uma espécie de porta-voz do governo ou até mesmo se envolvendo em algumas polêmicas.
Foto: Reprodução redes sociais
No mesmo dia da publicação do vídeo alfinetando Bolsonaro, Janja e Lula completaram um ano de casados. Ela e o presidente estavam em viagem diplomática ao Japão e a primeira-dama brincou com o fato nas redes.
Foto: reprodução twitter
Em uma cerimônia fechada para a imprensa, Lula e Janja casaram-se no dia 18 de maio de 2022, em São Paulo.
Foto: divulgação Ricardo Stuckert
Quando esteve em Londres para prestigiar a coroação do rei Charles III, Janja também virou assunto nas redes por conta das roupas que usou. Um usuário comparou a roupa vermelha da primeira-dama a uma cortina.
Foto: reprodução twitter
Quando chegou a Londres, Janja usou uma roupa cor de laranja e não foi poupada. Até com Dalai Lama a primeira-dama foi comparada!
Foto: reprodução twitter
Em outro momento, depois de um encontro com o presidente dos EUA, Joe Biden, a internet logo tratou de colocar Janja nos mais diversos lugares ao longo da história. Ela foi inserida entre os dois líderes.
Foto: reprodução instagram
Depois, a socióloga apareceu em meio a um encontro do ex-presidente Richard Nixon com o rei do rock, Elvis Presley.
Foto: reprodução redes sociais
E que tal esse, com Janja entre os ex-primeiros-ministros da União Soviética, Josef Stalin, e do Reino Unido, Winston Churchill?
Foto: reprodução redes sociais
A primeira-dama foi levada para o anime japonês Naruto, nesse meme em que ela aparece intermediando um acordo de paz entre os clãs Uchiha e Senju, que viviam em guerra.
Foto: reprodução redes sociais
Uma semana depois de voltar da viagem a Londres, Janja publicou uma sequência de vídeos respondendo dúvidas dos seguidores no Instagram e um momento inusitado chamou a atenção.
Foto: reprodução instagram
Um seguidor perguntou que tipo de comida tinha sido servida na cerimônia de coroação do rei e a primeira-dama respondeu: “Não comi nada porque não deu tempo!”.
Foto: reprodução instagram
Em outra ocasião, durante um evento que contou com a participação do presidente Lula no Ceará, a primeira-dama deu um “puxão de orelha” no marido, dizendo que ele havia esquecido de convidar as mulheres para participar da foto oficial.
Foto: reprodução
“Se hoje o ministério da Educação está de volta com toda a força, é porque tem mulheres também que fazem isso”, disse Janja.
Foto: reprodução internet
Mas Janja também não está livre das polêmicas. Em abril, a primeira-dama foi criticada depois de dizer que “a taxação é para empresas e não para o consumidor”, ao se referir à discussão em torno das taxas de produtos importados.
Foto: reprodução twitter
Pouco depois, especialistas explicaram que não é bem assim, e que mesmo que as empresas sejam taxadas, esse custo a mais deve chegar ao consumidor final.
Foto: Reprodução de TV
Não é difícil encontrar evidências de que Janja tem sido uma peça cada vez mais influente dentro do governo Lula.
Foto: Ricardo Stuckert
Do terceiro piso do Palácio do Planalto, a poucos passos do escritório presidencial, a primeira-dama desempenha um papel ativo em questões que abrangem desde orientações de políticas sociais, como o Programa Bolsa Família, até iniciativas de comunicação.
Foto: divulgação / PR Ricardo Stuckert
Vem da socióloga uma série de iniciativas para tentar aproximar Lula de assuntos populares na internet. Foi ela quem convidou o ex-BBB Cezar Black para participar da cerimônia de assinatura do novo salário mínimo da categoria de enfermagem, por exemplo.
Foto: divulgação ricardo stuckert
Durante o período de carnaval, foi estabelecido que todas as peças publicitárias deveriam receber a aprovação de Janja antes de serem divulgadas.
Foto: Instagram @janjalula
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução redes sociais