Eleições 2022: saiba quem são os pré-candidatos à Presidência

Muitos ainda não definiram os vices, mas já anunciaram interesse na disputa pelo Planalto

Foto: Tecnoblog

André Janones (Avante)

O deputado federal está em seu primeiro mandato. Ele ficou conhecido em 2018, a partir de uma série de vídeos sobre a greve dos caminhoneiros. (01/12)

Foto: Estadão Conteúdo

Ciro Gomes (PDT)

O ex-governador do Ceará já disputou a Presidência três vezes e foi ministro da Fazenda (1994-1995) e da Integração Nacional (2003-2006). (02/12)

Foto: RD1

Eymael (DC)

O fundador do partido Democracia Cristã já foi deputado federal por São Paulo e disputará o sexto pleito presidencial. O vice ainda não foi definido. (03/12)

Foto: LANCE!

Felipe D'Ávila (Novo)

O empresário e cientista político é coordenador do movimento Unidos pelo Brasil e fundador da organização Centro de Liderança Pública. Será a 1ª vez que tenta a eleição. (04/12)

Foto: Twitter

Jair Bolsonaro (PL)

O atual presidente já anunciou que tentará a reeleição. Ele foi o 1º militar eleito por voto direto em mais de 70 anos. O vice ainda não foi definido, mas o presidente mostra interesse em dar a vaga ao general Braga Netto. (05/12)

Foto: Tecnoblog

João Doria (PSDB)

Apesar de ter vencido as prévias do PSDB, o tucano enfrenta uma crise interna no partido. Ele chegou até a anunciar a desistência da pré-candidatura, mas recuou poucas horas depois e concretizou a renúncia ao Governo de São Paulo. (06/12)

Foto: Mais Goiás

Leonardo Péricles (UP)

O pré-candidato do partido Unidade Popular pelo Socialismo é também presidente da legenda. Até então, ele nunca assumiu nenhum cargo político. (07/12)

Foto: Divulgação

Lula (PT)

Foi eleito presidente do Brasil por duas vezes, entre 2002 e 2006. É o principal nome da esquerda para o pleito de 2022 e definiu Geraldo Alckimin (PSB) para vice. (08/12)

Foto: Carta Capital

Simone Tebet (MDB)

A senadora do Mato Grosso do Sul é hoje líder da bancada feminina no Senado. Tebet teve destaque, em 2021, por seu desempenho na CPI da Covid. (09/12)

Foto: Mais Goiás

Sofia Manzano (PCB)

Doutora em História Econômica pela USP, a professora é militante do partido desde a adolescência. Foi candidata a vice na chapa de Mauro Iasi nas eleições presidenciais de 2014. (10/12)

Foto: Divulgação

Vera Lúcia (PSTU)

A pré-candidata do PSTU é uma das fundadoras do partido, mas nunca foi eleita a um cargo público. Esta será sua segunda disputa pela presidência. (11/12)

Foto: Alma Preta

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (12/12)

Foto: BBC News Brasil