As CPIs dão resultado no Brasil?

Comissões nesse estilo ocorrem desde o Império. Veja as mais famosas

Foto: Estadão Conteúdo

CPI do PC Farias (1992)

Uma das mais marcantes foi a CPI do PC Farias, que ajudou a derrubar o então presidente Fernando Collor por denúncias de corrupção. (01/11)

Foto: Estadão Conteúdo

Anões do Orçamento (1993)

A CPI investigou parlamentares por fraude em recursos públicos e pediu cassação de 18 parlamentares. Do total, 6 perderam o mandato, 4 renunciaram e 8 foram absolvidos. (02/11)

Foto: Estadão Conteúdo

O caso 'Lalau' (1999)

O alvo da CPI foram tribunais de Justiça. Após a CPI, o senador Luiz Estevão perdeu o mandato e o juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, ficou preso até 2014. Ele morreu de Covid-19 em 2020. (03/11)

Foto: Estadão Conteúdo

CPMI do Banestado (2003)

O relatório final da comissão, que apurava evasões de divisas, indiciou mais de 90 pessoas, incluindo Celso Pitta e Samuel Klein. O documento, porém, nunca foi votado. (04/11)

Foto: Estadão Conteúdo

CPI dos Correios e Mensalão

Como a CPI que apurava esquema de compra de votos, o Mensalão, não avançou, coube à CPI dos Correios aprofundar o caso, que terminou com 24 pessoas condenadas. José Genoino e José Dirceu (PT) foram presos. (05/11)

Foto: Estadão Conteúdo

CPI do 'Fim do Mundo'

A CPI dos Bingos ganhou esse apelido ao ampliar sua atuação para além do esquema de Carlinhos Cachoeira - até o assassinato de Celso Daniel entrou na pauta. A comissão resultou na queda do ministro Antonio Palocci. (06/11)

Foto: Estadão Conteúdo

Petrolão (2009)

A CPI da Petrobras investigou um dos maiores escândalos do Brasil, mas teve resultados decepcionantes. Após oito meses de trabalho e R$ 1,5 mi gastos, não houve pedidos de indiciados. (07/11)

Foto: Agência Senado

CPMI das Fake News (2019)

A comissão mira "milícias digitais" e um suposto "gabinete do ódio" no Palácio do Planalto, que ataca desafetos e dispara notícias falsas. Prorrogada, a CPMI ainda apura fake news na pandemia. (08/11)

Foto:

CPI da Covid (2021)

A CPI investigou a atuação do governo Bolsonaro na pandemia. O relatório final indiciou 65 pessoas, entre elas o presidente. O processo está parado na PGR. Parlamentares ameaçam pedir o impeachment de Augusto Aras. (09/11)

Foto: Agência Senado

CPI do MEC

O Senado está atrás das assinaturas exigidas para abrir uma nova CPI, desta vez para apurar o suposto esquema de propina envolvendo pastores durante a gestão de Milton Ribeiro à frente do Ministério da Educação. (10/11)

Foto: Foto: Isac Nóbrega/PR

Acompanhe o Terra

Diariamente a equipe Terra produz conteúdos para te deixar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (11/11)

Foto: Cro Magnon / Alamy