Quem é o deputado federal alvo da Lesa Pátria

Carlos Jordy (PL-RJ) foi alvo de busca e apreensão em sua casa e em seu gabinete

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Operação

O deputado federal teve o celular e a arma apreendidos durante ação que busca identificar aqueles que planejaram, financiaram e incitaram atos antidemocráticos, após a eleição de Lula.

Foto: Reprodução/Instagram

Carreira política

Jordy está em seu segundo mandato como deputado federal, eleito pela primeira vez em 2018. Atuou como vereador em Niterói (RJ), entre 2017 e 2018, deixando o posto para concorrer como deputado. Agora ele é pré-candidato a prefeito da cidade.

Foto: Reprodução/Instagram

Oposição

O líder da oposição na Câmara dos Deputados costuma fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais. Jordy chama de “desgoverno” e diz que Brasil vive uma “ditadura”.

Foto: Reprodução/Instagram

Próximo da família Bolsonaro

O deputado também é próximo da família do ex-presidente, e em 2016, fazia eventos e palestras junto de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ele se autodefinia como “filhote de Bolsonaro”.

Foto: Reprodução/Instagram

Defendeu torturador

Em seu primeiro mandato, Jordy costumava usar uma camiseta exaltando Carlos Brilhante Ustra, um torturador da Ditadura Militar, assim como Eduardo Bolsonaro.

Foto: Reprodução/X

Pautas da extrema-direita

O deputado federal não deixa de apresentar discursos que corroboram com as pautas do grupo político. Recentemente, ele disse que é "um absurdo completo” a mudança de gênero na certidão.

Foto: Reprodução/Instagram

Condenado

Em 2022, ele foi condenado por associar Felipe Neto ao massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Ele afirmou em sua conta no X (antigo Twittre) que os “assassinos pegaram as informações para o massacre num dos sites após assistirem ao vídeo” de Felipe Neto.

Foto: Reprodução/Instagram

Revoltado

Após ser alvo de busca e apreensão, ele se disse revoltado com a situação. “É lamentável a ditadura que nós estamos vivendo no Brasil, mas nós não vamos desistir, não vamos nos intimidar”, declarou.

Foto: Reprodução/Instagram

Acompanhe o Terra

Todos os dias, o Terra produz conteúdos para te deixar informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Reprodução/X