Instituição da faixa
A faixa presidencial foi instituída por um decreto presidencial de Hermes da Fonseca, como símbolo do poder. A tradição manda que a faixa seja passada de um presidente para o outro no Planalto. (01/11)
Foto: Reprodução/Foto Oficial
Sem a faixa
De lá para cá, 10 sucessores não receberam o adereço. Entre os motivos estão mortes, ausência na cerimônia ou impedimentos para posse. (02/11)
Foto: Agência Brasil
Bolsonaro não passou faixa
Como o ex-presidente Bolsonaro se recusou a passar a faixa presidencial ao presidente Lula, não se sabia se esse rito iria acontecer. Lula acabou recebendo a faixa, de forma simbólica, de representantes da sociedade civil neste domingo, 1º. (03/11)
Foto: Estadão Conteúdo
Mandatos concluídos
Desde a implementação da Constituição de 1988, somente dois presidentes receberam a faixa e concluíram o mandato: Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (04/11)
Foto: Agência Brasil
Rodrigues Alves
A primeira vez em que a faixa não foi repassada foi em 1918, quando Rodrigues Alves foi eleito e morreu por complicações da gripe espanhola. Quem assumiu foi o vice, Delfim Moreira. (05/11)
Foto: Reprodução/Foto Oficial
Júlio Prestes
Júlio Prestes também foi impedido de tomar posse devido à Revolução de 1930. Embora eleito pelo voto popular,
quem assumiu o poder foi Getúlio Vargas. (06/11)
Foto: Estadão Conteúdo
Sucessores
Após a morte de Vargas, não receberam a faixa presidencial os sucessores José Linhares (foto), Café Filho e Carlos Luz. O interino Ranieri Mazzilli também não teve seu rito. (07/11)
Foto: Reprodução/TSE
Ditadura militar
Após o golpe de 1964, o presidente Costa e Silva foi afastado após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e seu vice, Pedro Aleixo, assumiu o cargo. O substituto não recebeu a faixa. (08/11)
Foto: Reprodução
Redemocratização
Eleito em 1985, Tancredo Neves morreu antes de sua posse. José Sarney, então vice-presidente, assumiu o poder, mas não recebeu a faixa presidencial de João Figueiredo. (09/11)
Foto: Reprodução/Foto Oficial
Impeachment
Itamar Franco (MDB) e Michel Temer (MDB) também foram presidentes sem o rito de passagem. Os dois assumiram após impeachments - de Fernando Collor e Dilma Rousseff, respectivamente. (10/11)
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Acompanhe no Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (11/11)
Foto: Ricardo Stuckert/PR