Mudanças no RG e na CNH: o que você precisa saber sobre os documentos

Governo federal anunciou alterações nos dois documentos para este ano

Foto: Maurício Vieira/Secom

O que muda na prática?

Os documentos terão mais informações sobre o cidadão e sua saúde, e promete mais segurança e prevenção às fraudes, com QR Code, por exemplo. (01/08)

Foto: Reprodução/Contran

Saúde do cidadão

No novo RG, por exemplo, é possível identificar se a pessoa possui alguma deficiência e seu posicionamento em relação à doação de órgãos. (02/08)

Foto: Divulgação/SSP

Indicação para profissionais

Já a nova carteira de habilitação terá um espaço exclusivo para indicar se aquele condutor exerce a função remunerada de motorista. (03/08)

Foto: Reprodução/Contran

A troca é obrigatória?

Não. Em ambos os casos, as mudanças serão realizadas em novas emissões dos documentos. Até lá, pode continuar usando o antigo. (04/08)

Foto: Ricardo Wolffembüttel/Divulgação

Quando começa a valer?

O novo RG passou a ser emitido em todo o país no dia 1º março. Por outro lado, a nova CNH passará ser emitida a partir de 1º de junho. (05/08)

Foto: Ricardo Wolffembüttel/Divulgação

As mudanças são nacionais?

Sim. Todos os estados deverão emitir os documentos com as alterações. Basta solicitar o novo RG no órgão emissor de sua cidade e, no caso da CNH, no Detran. (06/08)

Foto: Divulgação/Contran

Quem deve fazer a troca?

Quem tem até 60 anos deve trocar o RG após 10 anos de emissão do atual. Já a CNH deve ser trocada após o prazo de validade. Pessoas acima de 60 anos não precisa fazer um novo RG. (07/08)

Foto: Ricardo Wolffembüttel/Divulgação

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (08/08)

Foto: Reuters/Amanda Perobelli