Bicos de aves que se destacam por serem diferentes da maioria

Os bicos são estruturas fascinantes que variam de forma, tamanho e função entre as diferentes espécies de aves e alguns outros animais. Entre as aves, alguns se destacam por formatos e funções.

Foto: Steve Garvie wikimedia commons

Além de serem essenciais para a alimentação, os bicos desempenham papéis importantes na defesa, comunicação, construção de ninhos e até na regulação térmica

Foto: L. Shyamal wikimedia commons

Pelo mundo, encontramos espécies com bicos exóticos e adaptados a seus habitats e hábitos alimentares. Desde os grandes e coloridos bicos dos tucanos até os finos e sensíveis bicos dos kiwis, cada um é um exemplo de como a evolução moldou essas estruturas para a sobrevivência.

Foto: L. Shyamal wikimedia commons

A seguir, conheça alguns dos animais com bicos extraordinários do planeta. Alguns são mais discretos, mas têm uma potência admirável. Outros são bem chamativos. E existe até bico curvado, que poucas pessoas já viram. Confira.

Foto: Sergiotucano wikimedia commons

Tucano-toco (Ramphastos toco) – Possui um bico grande e colorido, que pode chegar a 20 cm, leve e resistente, ajudando na regulação térmica. Vive em florestas tropicais da América do Sul, especialmente no Brasil.

Foto: Chris Parfitt fwikimedia commons

Colhereiro-americano (Platalea ajaja) – Seu bico achatado e em forma de colher auxilia na captura de pequenos peixes e crustáceos ao agitar a água. Habita áreas úmidas das Américas, do sul dos EUA até a Argentina.

Foto: Photo Dante - wikimedia commons

Cálao-rinoceronte (Buceros rhinoceros) – Seu bico grande e curvado possui uma estrutura chamada castão, que amplifica seus chamados e é usado em disputas. Vive em florestas tropicais do Sudeste Asiático.

Foto: Tom Murphy VII - wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Steve Garvie wikimedia commons